Bq mostra Impressora 3D acessível
A BQ acaba de apresentar a sua nova impressora 3D, a Hephestos . Este novo modelo é uma evolução visível da anterior a Prusa i3 e mantêm a singularidade de ser uma ‘do it yourself’. Não se trata do facto de fazer as nossas peças impressas, o que acontece, mas sim que temos de a ‘construir’.
Este conceito de máquina por montar evoluiu e promete ser simples e prático, composto por um kit de montagem e manuais explícitos para 1 a 2 horas de trabalho. Convenhamos que depende da astúcia e habilidade para trabalhos manuais de cada um.
Toda a vertente de construção, e impressão, foi revista e apresenta melhorias significativas na vertente eletrónica, mecânica ou mesmo no processo de montagem. Destaca-se a revisão de toda a panóplia electrónica, 100% desenvolvida pela BQ, que surge com novos drivers, mais precisos e com uma melhor dissipação de calor. Este facto permite melhorar todos os acabamentos das peças impressas, além do cuidado que coloca na própria impressora, permitindo um menor esforço e o consequente prolongar de toda a vida útil da parte electrónica.
A BQ Heohestos utiliza filamentos de 1,75 mm de diâmetro e de diferentes tipos: PLA, madeira, bronze, cobre e Filaflex. A velocidade varia consoante o tipo de filamento utilizado, sendo que existem valores recomendados de 40-60 mm/s, e no máximo 80-100 mm/s, valores sempre sujeito a materiais, perfis e software utilizados.
Na vertente da mecânica, foram incluídas novas peças em metal, alumínio e aço, em substituição das anteriores impressas em plástico, visando a obrigatória robustez e estabilidade. Novos manípulos serrilhados facilitam o nivelamento da base e as suas polias dentadas tornam possível que os movimentos sejam mais precisos.
