Macbook Pro Reinventado
A marca de Cupertino acaba de anunciar a renovação do seu Macbook Pro. E este novo Macbook parece ser ‘uma lufada de ar’, um dispositivo cheio de peculiaridades que pretende reconquistar os utilizadores.
Era uma medida esperada, e desejada. Primeiro pelas verdadeiras opções concorrentes que surgem, e segundo pelos seguidores da marca, que necessitavam de novos argumentos para se manterem fieis.
Os novos Macbook mantêm-se nas 13 e 15 polegadas com o corpo a ser produzido num liga metálica que combina a robustez e leveza. A espessura impressiona, culpa do emagrecimento do dispositivo que chega aos 14,9mm no 13” versus 15,5mm do 15” .
Claro que de resto tudo muda. Sendo um produto de topo, dedicado a trabalhos exigentes e profissionais, não poderia preterir o desempenho. A escolha recaiu no mais recente hardware, pelo que podemos encontrar no seu interior a nova geração de processadores Intel, baptizado de Skylake, além da bem cotada gráfica da casa AMD, a Polaris. O conjunto, a julgar pelo dados divulgados, asseguram uma maior velocidade gráfica, na ordem dos 130%, e processamento até 3,8GHz (com Turbo Boost). Parece mais que suficiente para assegurar alto desempenho e não ficar aquém das expectativas dos utilizadores.
As características diferenciadoras ficaram para o final. O Macbook Pro passa a incluir o mesmo sensor biométrico utilizado no iPhone, e um novo ecrã OLED sob as teclas, denominado de Magic Tolbar. O sensor confere um novo padrão de segurança a estes dispositivos, utilizando o leitura da impressão digital para desbloquear, autenticar ou mesmo encriptar ficheiros. Já o segundo (ecrã OLED) acrescenta funcionalidades… e estilo. Sensível ao toque, este novo ecrã tem a responsabilidade de substituir as teclas de função (as habituais F1 a F12) e acrescentar informação. Também pode apresentar botões táteis à medida da utilização, permitindo o ajuste rápido da luminosidade ou brilho do ecrã, assim como ajustes no volume, por exemplo. E ainda mostra informações e aplicações.
O ecrã é fundamental para quem utiliza Mac. Totalmente novo, possui um novo método de retroiluminação LED, de modo a aprimorar os negros e contrastes, alegando conseguir um acréscimo de 67% nessa relação. Possui também um novo espaço de cor P3, que significa subir 25% na intensidade da cor, além de uma nova e maior abertura de pixeis com taxa de variação variável, Significa a melhor e mais fiel cor aliada ao melhor gasto energético.
Como outras características destacamos a entrada Thunderbolt 3 (que utiliza a norma USB-C), reversível, capaz de velocidades de transferência de até 40Gbps, a inclusão de um Trackpad maior e som, com o cuidado colocado nas disposição das novas colunas laterais que possuem o dobro da amplitude e graves.