AMD Ryzen bate um dos mais rápidos CPU da Intel em vários testes
A nova arma da AMD nos processadores, de nome Ryzen, foi submetido a uma série de benchmarks na sua apresentação aos media contra um Intel Core I7 6900K, o segundo mais rápido processador da Intel para consumo doméstico de momento, cujo preço médio se situa nos 1100€ (apenas o processador).
Ambos são processadores com 8 cores e 16 threads de processamento simultâneo. O teste foi efectuado com o AMD bloqueado a uma velocidade de relógio de 3.4Ghz com o boost desabilitado, enquanto o Intel ficou por defeito com uma velocidade de 3.2Ghz com Turbo Boost a 3.7Ghz.
De referir que o Intel é um processador de 140W ao passo que o Ryzen testado é um processador de 95W. Só por este motivo já era impressionante que o Ryzen igualasse o seu concorrente, mas fez mais que isso:
A azul podemos ver quem ganhou os testes.
Os testes de jogos, nomeadamente com o Battlefied 1 a correr a 4K e um outro jogo de nome Dota 2, a performance demonstrada entre os dois sistemas era literalmente igual.
Um outro teste efectuado e que impressionou a audiência foi uma animação renderizada em 3D, feita com o software Zbrush, com a escultura de uma personagem do jogo DOOM com 25 milhões de polígonos em que o Ryzen conseguia em tempo real fazer ajustes e criar o render.
De salientar que não tendo batido em todos os benchmarks, conseguiu vencer em metade dos testes, mostrando a competitividade do novo processador que fará garantidamente que após o seu lançamento faça com que a Intel tenha de rever toda a politica de preços que tem em práctica de momento.
O Ryzen está agendado para disponibilidade no primeiro trimestre de 2017. Espera-se que até lá, as velocidades finais tais como optimizações ao processador e software tragam ainda mais performance do que a que já foi presenciada. O preço desta versão com 8 cores /16 threads espera-se que seja na ordem dos 500 dólares americanos.