Apresentação: Toyota PROACE

Toyota PROACE Van/Service

A Toyota apresentou para 2017 as suas novas PROACE. Estes novos veículos são básicamente a renovação num segmento em que a Toyota é extremamente competitiva, principalmente no segmento de veículos de 8 e 9 lugares. A PROACE será apresentadas em três variantes: Van, Service e Verso.

As variantes Van e Service, destinam-se mais ao mercado de trabalho, onde a versatilidade e carga são os pontos fulcrais. A Van é um veículo de 3 lugares, ao passo que a Service é de 6 lugares. De referir que a versão Service, só está disponível nas carroçarias média e longa. Na carroçaria curta existe apenas a versão Van.

No que diz respeito à segurança as novas PROACE vem completamente actualizadas, com sistemas de travagem Anti-Bloqueio, assistência de travagem Electrónica, assistência ao arranque em subidas, airbags de condutor e passageiro (e laterais na PROACE Service) e controlo de estabilidade. Todos estes sistemas vem de série nos vários modelos da PROACE.

Com uma carga útil de carga até 1400kgs, as novas PROACE ainda dispõem de um inovador sistema de escotilha que permite levar cargas com dimensões superiores às da cabine. Passa então por se abrir uma zona que dá acesso ao banco do pendura e aumentando a capacidade de transporte de objectos de dimensões muito longas.

A nível de motorizações, estas começam num bloco de 1.6l a diesel com 95cv, 210Nm de binário e caixa de 5 velocidades. Segue-se o mesmo bloco 1.6l mas com 115cv de potência, 300Nm de binário e caixa de 6 velocidades e finalmente um bloco 2.0l com 120cv e 340Nm de binário, também com caixa de 6 velocidades. De referir ainda os melhores consumos anunciados da classe com um consumo médio entre 5,2 a 5,7 L/100km.

Uma grande vantagem destes veículos é que se equipados com via verde, são taxados nas portagens como categoria 1 (ligeiros de mercadorias). 

Toyota PROACE Verso

A variante Verso da Toyota PROACE, destina-se ao transporte de até 9 pessoas com toda a comodidade, como pudémos comprovar. Existem para já 3 versões disponíveis e uma que num futuro breve estará disponível que representará a versão topo de gama da Verso. 

Durante a apresentação à Press, a Toyota convidou os jornalistas a serem transportados até à base aérea de Monsanto, para nos dar a conhecer não só a Verso, como também alguma da história entre a Toyota e a força aérea Portuguesa. Com os meus 1,90m de altura, tive a oportunidade de viajar em vários lugares da Verso e posso atestar que o conforto é excepcional, para cada um dos 9 ocupantes. Os lugares da janela tem o tantas vezes esquecido apoio de cotovelo que aumenta significativamente o conforto. Destaco ainda a capacidade de regular a ventilação/AC individualmente para cada lugar.

Já na base de Monsanto, durante a apresentação, o Coronel Monteiro, responsável da gestão do parque das viaturas, elucidou-nos com alguns factos interessantes. Desde o ainda em serviço de algumas Toyotas Hiace de 9 lugares, como também que no parque da força aérea, 95% dos +/- 600 veículos ligeiros são da marca Toyota. Isto demonstra bem o carinho que esta instituição tem por esta marca nipónica. De salientar também a presença e disponibilidade do Capitão Vitor Reis que foi incansável em nos acompanhar durante todo o percurso, respondendo a todas as dúvidas que lhe foram colocadas.

As variantes disponíveis da PROACE Verso, começam na Combi, destinada a entidades escolares e empresas de transporte de crianças, tendo como principal objectivo um veículo extremamente robusto e fiável de baixo custo de manutenção. Temos depois a Shuttle 9L de 9 lugares, mais orientadas para transporte de passageiros de empresas, em que o conforto já é mais acentuado que na versão Combi. A versão Shuttle 8L de 8 lugares ainda sobe mais um degrau no refinamento e conforto, e está mais focada para famílias numerosas. Finalmente a versão Prime para executivos/famílias numerosas, sendo a versão topo de gama.

A Toyota PROACE Verso, mostra-se como uma excelente opção para transporte de familias numerosas ou para ocupar o lugar de carrinha de frota para empresas. Podemos ver nas fotos seguintes os níveis de acabamento no interior.

As motorizações para a gama Verso, começam no bloco 1.6L de 115cv e 300Nm de binário, com 6 velocidades, passando ao bloco de 2.0L de 150cv e 370Nm de binário, com caixa de 6 velocidades. Para a versão Prime, existirá uma motorização exclusiva de 2.0L de 180cv com caixa automática.

Finalmente a nível de preços, na gama Van, os valores (sem despesas de legalização) variam entre os 26.030€  para a versão PROACE Van curta 1.6D de 95cv até aos 31.630€ para a versão PROACE Van Longa 2.0D de 120cv.

Na gama Service, começam nos 31.240€ para a versão Service L1 de carroçaria média 1.6D de 115cv, até aos 34.270€ da versão Service L2 de carroçaria longa 2.0D de 120cv.

Na gama Verso os preços começam nos 34.930€ para a versão Combi de carroçaria média com motorização 1.6D de 115cv e vão até aos 43.135€ da versão Shuttle 8L de carroçaria longa com motorização 2.0D de 150cv.

Ainda não existe preço definido para a versão Verso Prime.

Hugo Marques

Autor: Hugo Marques

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Hugo Marques

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar