Apresentada a nova Volvo V60. Arrebatadora

Arrebatadora. É uma palavra simples, única e que condiz tão bem com a nova Volvo V60. Desculpem o entusiasmo mas, eu sou um confesso admirador da marca. Fui um feliz possuidor de uma antiga Volvo V40 T4 que, para quem não sabe, era aquela máquina disfarçada de carrinha familiar que escondia um motor de quatro cilindros em linha capaz de debitar 200cv. E se era uma máquina que comprei pelas circunstâncias, aumento da família, fiquei fã e melhor, conheci qualidade… e potência. 

Certo que outros motores que não o T4 poderiam ser mais vagarosos naquela versão da V40, mas havia fatores comuns a todos os modelos:  qualidade e conforto. 

Mas a imagem da marca no mercado não transparecia outros fatores, com a marca a ressentir-se e a acabar por passar por ‘trambolhões’. A Volvo, que iniciou as suas atividades em 14 de Abril de 1927 na Suécia, acaba por ser adquirida pela Ford em 1999 e posteriormente, em 2013, pela Zhejiang Geely Holdin Group, uma marca chinesa. E convenhamos, e sejamos sinceros, o mercado ainda vive do estigma ‘é chinês’? Na minha opinião, e surpreendentemente, foi um brotar de uma marca histórica.

Os modelos que desta ‘nova’ Volvo surgem mudaram a imagem que a marca detinha no mercado, algo enfadonha, mais familiar e pesada. Esta revitalização trouxe novos produtos, um design totalmente diferente e procura por novas linhas, muito ‘appeal’, e qualidade.

Estes fatores valeram-lhe feitos, e num mês de loucos consegue o título de Melhor Carro Internacional com o modelo XC60, e logo de seguida o Melhor Carro Europeu com o XC40. E de seguida surge esta Volvo V60. 

Design e conforto.

Olhar para esta nova máquina, pormenores e tudo o que a rodeia soa a um segmento premium. A marca utiliza a nova plataforma SPA da Volvo – Scalable Product Architecture, base já utilizada nos modelos da Série 90 e no Novo XC60. O design vai buscar a inspiração à maior V90, mas num formato mais reduzido, numa forma correta de ar de família no tamanho certo. Segundo a marca, é o estilo escandinavo com “detalhes que fazem a diferença”, não criando exageros mas simplificando e destacando o que é essencial. Novas linhas laterais, faróis traseiros que acompanham a forma da carroçaria e parecem entrar na mala do carro, novo spoiler, um teto panorâmico (opcional) e os faróis dianteiros com ‘martelo embutido’, aquela linha led que está ao centro e divide os faróis dianteiros, já uma assinatura Volvo.

No interior prima pelo estilo ‘limpo’, simples e organizado. Alia a qualidade dos materiais à funcionalidade e conforto, seja nos bancos pelo formato e materiais escolhidos, ou comandos percetíveis e bem colocados. O enorme ecrã central ocupa as atenções, ladeado pelas saídas da climatização. Existe aqui uma harmonia, mesmo com o friso metálico que os adorna na zona mais baixa, e que acaba a percorrer a totalidade do tablier, e ajuda no aspeto mais premium. A Volvo ainda enaltece o padrão de diamante nos botões de comando e no painel central, ou o cristal sueco Orrefors, de produção artesanal, presente no seletor da caixa de algumas versões, algo que apelida de “detalhes refinados”.

Nos bancos traseiros nota-se a diferença, e a procura por mais conforto e maior espaço interior.  Inclui também aqui zonas de climatização independentes. O que isto significa? A Volvo V60 possui no total quatro zonas de climatização, com independência, o que permite a todos os ocupantes, bancos dianteiros e traseiros, a possibilidade de selecionar a sua temperatura ideal. E junta a tecnologia CleanZone para manter a qualidade do ar, com a responsabilidade de filtrar todo o pó, pólen, partículas e odores exteriores.

Resta referir a capacidade da bagageira, que consegue uma boa capacidade de 529 litros, além da facilidade de abertura e fecho elétrico. Está disponível com uma função mãos-livres que permite abrir e fechar deslocando simplesmente o pé sob o para-choques traseiro. 

Como outras referências falamos do tejadilho de vidro panorâmico matizado (opcional) com cortina elétrica, um aspeto vistoso que garante mais luminosidade no habitáculo. 

Condução e segurança

A questão primordial desta nova V60 é a condução, e segundo a Volvo, é uma carrinha “configurada para inspirar prazer de condução”.  A nova V60 possui na frente uma suspensão desportiva que faz uso de uma geometria de duplo braço triangular, de modo a conseguir colocar a maior área possível de borracha, pneu, sobre o asfalto, aumentando a aderência. Na traseira difere, sendo uma suspensão traseira de eixo integral com mola de lâmina transversal. O maior peso traseiro, passageiros ou carga exigem outras necessidades, outras soluções. A V60 incorpora uma suspensão com mola de lâmina transversal produzida com materiais de compósitos leves. São, na palavra da Volvo, materiais avançados e leves que aliam a redução do peso total mas capaz de assegurar a resposta imediata, incisiva. Deste modo consegue conciliar a condução desportiva e dinâmica, com o requinte e conforto em estrada. 

Toda a parte da condução responde ainda a dois fatores: motorização e modos de condução. Efetivamente a Volvo dotou a nova V60 com as mais recentes tecnologias, combinando sistemas de segurança ativa e passiva com modos de condução:

Oncoming Mitigation com travagem, um novo sistema de segurança inédito, capaz de detetar veículos que se dirigem em contramão. Se uma colisão não puder ser evitada, este sistema trava automaticamente a viatura e prepara os cintos de segurança dianteiros para ajudar a reduzir o efeito de uma colisão 

Oncoming Lane Mitigation, Ajuda o condutor a evitar colisões com veículos a circular em sentido contrário, redirecionando o veículo à sua faixa de rodagem. Se o veículo sair da faixa na direção de um outro em sentido contrário sem intervenção do condutor o sistema faz a V60 regressar automaticamente à sua faixa

Lane Keeping Aid, o sistema redireciona de forma suave o carro para a sua trajetória, se perceber que está prestes a invadir inadvertidamente uma via de circulação diferente da sua. Se isso não for ainda assim suficiente ou se o condutor continuar a ultrapassar as marcações no pavimento, será alertado com vibrações no volante

Run-off road Mitigation, deteta uma saída involuntária de estrada. Esta tecnologia recorre à direção e, se necessário, ao apoio dos travões para o trazer de volta à estrada

BLIS, que usa sensores de radar na parte traseira do carro para monitorizar o ambiente envolvente e detetar se os veículos entraram no seu ângulo morto ou se estão a aproximar rapidamente por trás. Se virar a direção no sentido de um veículo que se aproxima, este sistema também alerta

Driver Alert Control, que consegue detetar se o condutor está a ficar sonolento ou desatento ao volante, gerando um alerta e sugere uma pausa. Junta o Sensus Navigation, pode até dar indicações para o destino seguro e conveniente que esteja mais próximo para uma pausa

Pilot Assist, uma forma de condução semiautónoma (até aos 130 km/h) em estradas com marcações no piso e sem um veículo à frente

Nota importante para o fato do condutor ter toda a responsabilidade da monitorização e operação geral do veículo. 

Gama disponível de motorizações e preços

A chegada ao mercado da nova Volvo V60 está anunciada para Setembro, com opções a gasolina e diesel. Mas salienta-se a intenção da Volvo de que todos os carros novos a partir de 2019 já sejam electrificados, pelo que  esta V60 já estará disponível com duas variantes híbridas plug-in: T6 Twin Engine AWD de 340 cv de potência e T8 Twin Engine AWD de 390 cv.

  • V60 D3 – Kinetic com caixa manual desde 43.500€
  • V60 D4 –Momentum com caixa manual desde 48.760€
  • V60 T6 – Momentum com caixa automática desde 57.000€
  • V60 T8 – Twin Engine desde 59.900€(preço estimado)

 

  • Empresas – Oferta Plug in abaixo dos 50.000€S/ IVA
  • Empresas – Oferta D3 Business Edition abaixo dos 35.000€

 

 

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar