BMW anuncia nova sub-marca de luxo
A BMW anunciou no salão de Frankfurt que irá criar uma ‘nova’ sub-marca de luxo… Esta notícia tem algum impacto, mais quando perguntamos qual será a sua própria visão de luxo. A BMW não é sinónimo de luxo? E se cria uma nova sub-marca destinada a um segmento mais premium, qual será o impacto dentro do grupo e nas marca que detém, vulgo Rolls-Royce (a Mini está obviamente fora neste segmento). Servirá esta nova marca apenas para alargar o próprio portfólio da BMW, ou para entrar nos mercados exclusivos e competir com a Maybach, propriedade da Mercedes, ou a Bentley, que faz parte da gigante Volskwagen (que também detém a Audi, Seat, Škoda, Bugatti, Lamborghini e Porsche)?
Segundo as informações obtidas, esta nova marca retornará às origens, com o logotipo a preto e branco e o nome original. Regressa a designação que surgiu em 1918, após o fim da Primeira Guerra Mundial, que obrigou a uma reestruturação da empresa Rapp Motorenwerke, que na época se dedicava ao fabrico de aviões. Nasce a Bayerische Motoren Werke .
A nova Bayerische Motoren Werke apenas possuirá veículos no segmento Premium, e em Frankfurto mostrou aquela que é a sua visão do futuro automóvel, com a apresentação em loco do X7 iPerformance, um conceito do que poderá vir a ser o primeiro, e maior SUV da marca em 2018. Apesar de alguma semelhança com os ‘familiares’ X5 e X6, este novo X7 parece quebrar algumas barreiras na BMW, com alguns cortes no design, muitos cromados, novo formato da grelha frontal mais recortado e gigante, um tecto totalmente panorâmico e muitos traços exagerados. Mas é um concept.
Ainda na apresentação surgiram outras designações de modelos, com destaque para a reedição da histórica série 8, ou o novo modelo i8, este já no segmento eléctrico.