DS E-Tense GT Concept
A vaga de veículos eléctricos não pára e desta vez foi a DS que apresentou um novo concept afincadamente desportivo no salão de Genebra.
O concept chama-se Tense GT e vem carregado de atributos. Estéticamente o estilo futurista e arrojado, não entrando no campo de exercício de estilo que nunca irá ser produzido, demonstra um veículo muito próximo de ser aprovado para produção.
O Tense é construído numa estrutura de fibra de carbono para baixar o peso que mesmo assim devido às baterias regista um valor pouco abaixo das 2 toneladas (1800kg). A carroceria é toda cheio de ângulos e entradas de ar. A falta de um vidro traseiro faz com que o Tense dispense o tradicional espelho retrovisor central e utilize o painél LCD de 10″ central com camaras para o efeito. Para fechar o conjunto estético umas jantes de 20″ calçando com uns Michelin 235/35 ZR20 à frente e uns 305/30 ZR 20 atrás. A utilização de pneus de maiores dimensões atrás faz com que se suspeite que este veículo seja um tracção traseira visto que já se sabe que é um 2 rodas motrizes.
Declarados são 400cv e 430N.m de binário, o que faz com que o E-Tense atinja os 100km partindo da imobilidade em 4.5 seg e caso haja espaço para esticar as pernas (leia-se rodas) os 250 km/h limitados electrónicamente. Segundo a marca com uma autonomia combinada de 320kms, ou se em cidade apenas, de 360kms.
Segundo a Citröen, a marca DS precisa de se distinguir mais do grupo de modo a que o consumidor veja na DS uma marca premium. Tudo leva a crer que o E-Tense seja designado como o coupé eléctrico desportivo da marca.
O interior levou 800 horas a ser desenhado e acabado, para conseguir uma integração total com o condutor e incorporando já todos os elementos de segurança como os Airbags, o que leva a pensar que o Tense talvez não seja tão concept como a marca quer fazer parecer. O sistema de áudio de 640W, composto por 9 colunas integradas, foi desenvolvido pela conhecida e reputada marca Francesa de HI-FI Focal.
O sucesso dos veículos eléctricos está bem patente com a Tesla. Os construtores não estão de olhos fechados e percebem bem o potencial de mercado. Até agora poucos construtores se aventuraram no campo desportivo devido à autonomia das baterias, mas com o avanço da tecnologia não existem dúvidas que a oferta de veículos eléctricos será cada vez mais numerosa.