Desde Outubro de 2016 que os fans da Nintendo, andavam a especular sobre as características finais da nova Nintendo.
Foi finalmente mostrada pela primeira vez no Japão em Tokyo, onde se ficou a saber o preço e a data de lançamento. Dia 3 de Março é o dia em que a consola estará nas lojas a um preço previsto de 299€.
A Nintendo Switch é uma consola hibrída, que tanto pode ser utilizada como consola portátil, ou como consola fixa usando uma dock para se ligar a uma TV. Este processo pode ser feito sem desligar a consola, o que lhe permite uma mobilidade e versatilidade enorme.
Além do mais os comandos são removíveis. Para ligar a consola na docking ambas as laterais do comando são ejectadas, existindo um suporte onde encaixamos essas laterais para formar um comando mais ao estilo Xbox e PS4. Quando precisamos de levar a Nintendo, as laterais são re-encaixadas na consola.
A Nintendo optou por utilizar hardware da Nvidia, em oposição à Sony e Microsoft que nas últimas gerações das suas consolas tem se mantido fiéis à AMD.
A versão do processador gráfico utilizado na Nintendo Switch é o Nvidia Tegra X1, o mesmo que é utilizado na consola Nvidia Shield TV e com 4GB de RAM.
Com isto a consola tem um poder computacional de 1 TFLOPs vs 1.84 TFLOPS da PS4 e 1.3 TFLOPs da Xbox One.
Nintendo já confirmou que a consola virá com USB Type-C e as baterias terão uma duração de 2.5 a 6.5 horas de bateria conforme o tipo de jogo.
A nível de armazenamento, a Switch trás 32GB num cartão MicroSD, sendo este substituível.

Autor: Hugo Marques
Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Hugo Marques