Galileo já está activo…mas ‘unicamente’ para BQ Aquaris X5 Plus
O sistema de navegação por GPS europeu entrou oficialmente em serviço com novos 18 satélites, valor que a Agência Espacial Europeia divulga, mas salvaguardando que espera atingir a cota de 30 satélites em meados de 2020.
O sistema, que foi iniciado em 1999 por um concórcio europeu, pretende ser uma alternativa aos sistema GPS (EUA), GLONASS (Rússia) e ao Compass (China) apregoando uma melhor fiabilidade, precisão na informação disponibilizada e mais segurança, com a possibilidade de transmitir e confirmar pedidos de ajuda em caso emergência. Distancia-se dos demais pela responsabilidade civil em toda a gestão e controlo, ao invés dos homólogos, desenvolvidos para fins militares.
Cada um dos 18 satélites faz uso de 4 relógios atómicos para os serviços de geolocalização, além de potentes transmissores que enviam informação à velocidade da luz, que posteriormente é medida e serve de regra para triangular com outros sinais simultâneos. A exactidão anunciada é de um metro.
Como outras (mais) valias surge a capacidade para testar todo o sistema e a sua integridade de forma autónoma, juntando-se a capacidade para funcionar em cooperância com os outros sistemas já existentes, o que lhe permite abranger uma maior cobertura de satélites e consequente informação.
Para já não existem resultados óbvios para os utilizadores de GPS ou smartphones, excepto se for um possuidor de um BQ Aquaris X5 Plus. Este smartphone, parte do portfólio da casa espanhola, é actualmente o único dispositivo capaz de captar, e usufruir, do novo sinal do sistema de satélites Galileo. A BQ trabalhou em estreita colaboração com a Agência do GNSS Europeu e a Qualcomm Technologies, Inc., especialista no fabrico de processadores.
Rodrigo del Prado, Diretor-Geral Adjunto da BQ, afirma que “é um motivo de orgulho que o sistema de navegação europeu esteja disponível pela primeira vez num dispositivo também europeu, demonstrando que a Europa é líder no desenvolvimento tecnológico”.
O reconhecido astronauta espanhol Pedro Duque fez um comentário na rede social Twitter em que se manifesta orgulhoso por uma empresa espanhola ser a primeiro no mundo com o primeiro dispositivo móvel com o Galileo