Grandland X, a bela resposta da OPEL ao mercado dos grandes SUV

Era uma vez um Opel grande, muito grande… este podia ser o começo de uma história, pois é essa a convição para este modelo, fazer história.

A Opel convidou-nos a conhecer em primeira mão o novo modelo da marca para o segmento dos SUV, o Grandland XEste novo modelo continua a família desta variante da marca, mas subindo o patamar em diferentes factores, como motor, funcionalidades e muito conforto. A apresentação e desmistificação de alguns pormenores esteve a cargo de Fredrik Backman, Assistant Chief Designer da Opel, um dos criadores deste Grandland X. E começou não com o modelo, mas com a  nova assinatura, “The future is everyone’s” ou ‘O futuro é de todos’ , que sublinha a expectativa da Opel em democratizar tecnologias do futuro e disponibiliza-as a toda a gente.

Seguiu-se o Grandland X, a verdadeira razão desta apresentação. Este Gandland X é maior, isso é inegável pelos seus 4480m de comprimento, 1844 mm de largura e 1636 mm de altura, e isso significa mais espaço. Mas existe muito mais: há pormenores, existe qualidade, e a atenção vai descobrindo subtilezas e funcionalidades um pouco por todo o carro. As linhas são inegáveis e lembra a família Opel, mas com alguns acabamentos e materiais mais Premium, mercê do segmento em que se insere. Quase nos perdemos nas palavras de Fredrik Backman, com o ânimo e afinco com que explicou tantas linhas deste OPEL com aparência de’ todo o terreno’. Destacamos a linha que surge no interior dos  faróis frontais que parecem sair e formam as duas aletas estilizadas que cortam a grelha frontal, o vinco longitudinal que já é tradição sobre o capô, a antena tubarão, o vinco lateral que concede algum desportivismo e os guarda-lamas e protecções laterais inferiores tão ao gosto dos fora de estrada , e estaríamos aqui a debitar caracteres tamanha foi quantidade de pormenores. E que bem lhe assentam! Na suma, este GrandlAnd X é um Opel que consegue transmitir uma sensação diferente (para melhor) de carro, seja em design ou conforto, mostrando a objectividade da marca para com o cliente.

 

O interior é enorme. Tendo por modelo Fredrik Backman, lá surge ele novamente, neste caso tendo em conta a sua estatura e imagine que é um sueco loiro e alto (como todos o são), perto dos dois metros, atestamos não só o vigoroso espaço de condução, como nos bancos traseiros, onde com o banco de condutor colocado às suas dimensões, lhe permitia desfrutar de espaço mais que suficiente entre os joelhos e banco, assim como entre a cabeça e o topo, e nota, um palmo de distância. O método mais fácil para atestar dimensões interiores. Depois existem os pormenores:

bancos negros, linhas costuradas, zonas laterais e tablier que aliam a qualidade e ergonomia, com pormenores pensados para a mão na porta ou mesmo sob o ecrã multimédia. É verdade, mesmo sob esse imenso ecrã de 8” que controla o sistema de som, navegação, e tudo o que é relativo a media, possui algo que se suponha ser uma moldura. Mas no facto é um apoio para a mão ou dedo, um modo subtil (mas pensado e útil) que concede ao utilizador melhor conforto, apoio e eficácia para aceder ao ecrã táctil. 

Mas existe muito mais que em ecrã. Existe uma clara intenção de posicionar este Grandland X como opção, e isso sugere investimento em tecnologia, no campo do entretenimento e na importante segurança, cada vez mais obrigatória. No entretenimento o sistema IntelliLink perfaz o mundo da informação e entretenimento, bem como o sistema Opel OnStar, algo que tem sido implementado nos modelos da marca e na forma de um ‘hotspot’ WiFi 4G, com o acesso à internet em todo o lado. As viagens com os filhos nunca mais serão a mesma coisa! E se recordamos filhos, temos de falar em smartphones e todos os seus hábitos de consumo de megas entre redes sociais, navegação online, jogos etc. Mas isso significa esgotar a bateria, e esse é mais um factor neste SUV. Há na frente (um túnel no compartimento central entre os dois bancos da frente) e traseira, entre as saídas de ar, tomadas USB e até de 220V para maior conveniência.

Ainda no conforto e valência à condução podemos  destacar os bancos ergonómicos aquecidos (como opção na frente e traseira), ou mesmo o volante com aquecimento, ou o Programador de Velocidade Adaptativo com função de paragem. A funcionalidade do portão da bagageira, que tem uma capacidade de 514 litros ou 1.652 litros com o encosto dos bancos traseiros rebatidos, inclui comando eléctrico e sensor de pé, que permite abrir a mala com um simples aproximar do pé na zona posterior da traseira.

No rol de tecnologia para ajuda à condução existem vários destaques, salientando-se os faróis dianteiros AFL (Adaptive Forward Lighting) compostos integralmente por LED e que possuem

diferentes modos para auxiliar e garantir a melhor luminosidade as mais variadas situações: Luz de Curva, Comutação Automática Médios/Máximos e o Nivelamento Automático.

Sobre o espelho interior, uma câmara, e sob o pára-choques frontal, um radar. São os elementos visíveis de um sistema avançado de segurança que reconhece a faixa de rodagem, pessoas, carros ou objectos e lhe permite entrar em acção de modo autónomo, para minimizar incidências. Este sistema de assistência à condução está  preparado para as mais diferentes situações e emergências, e inclui cruise control adaptativo, tecnologia de deteção de peões e travagem automática de emergência além de Alerta de Cansaço do Condutor.

Mas existem mais câmaras.  Integradas na frente, uma na grelha, outra na traseira e na parte inferior dos retrovisores, perfazem um conjunto de quatro câmaras que permitem a visibilidade a 360º e Assistência ao Estacionamento, que ajuda de sobremaneira no estacionamento e algumas questões de segurança.

Findamos com as motorizações disponíveis. Para já encontramos duas diferentes opções, uma a  gasolina e outra a gasóleo. São duas unidades motrizes oriundas da PSA, que combinam a eficiência e potência ao baixo consumo. Pelo menos anunciado. 

Na versão a gasolina foi-nos apresentado um bloco 1.2 com Turbo, capaz de um binário máximo de 230Nm às 1.750 rpm e capaz de atingir 130 CV. Inclui injecção directa e promete valores de consumo de combustível (de acordo com a norma NEDC) entre os 5,5-5,4 l/100 no ciclo misto, e emissões de CO2 entre as 127-124 g/km.

O Diesel, que parece condenado no mercado, tem aqui uma proposta firmada. O motor é um 1.6 Turbo D e atinge os 120 CV, e produz 300 Nm de binário máximo logo às 1.750 rpm. O consumo misto prometido é de 4,6-4,3 l/100 km e emissões de 118-111 g/km CO2.

Quanto à pergunta sobre mais soluções motoras, foi anunciado pela Opel que existe a possibilidade de alargar a oferta com blocos mais potentes, mas frisa, volvida esta fase de lançamento.

A transmissão deste Grandland X, e não havendo opção integral, está dotada e à vontade para o meio citadino. Quem sabe arriscar em algumas incursões fora de estrada, mas note e friso, este NÃO é um todo o terreno. Algumas situações mais desafiantes serão resolvidas pela inteligência do sistema ‘Grip Control’, um sistema de controlo de tracção especial com cinco modos diferentes de funcionamento. Este sui generis sistema é capaz de ajustar a distribuição de binário entre as rodas dianteiras, alterar o curso do acelerador ou os pontos de passagem de caixa de velocidades automática, tudo em prol da melhor tracção e locomoção.

Como veredicto este novo SUV tem um mercado concorrente pela frente, e a marca parece ainda afinar pontos e características para o colocar na melhor senda, e faixa de preço, para o utilizador. Pelo que vimos, e ainda num veículo pré-serie, está muito bem posicionado, e promete captar o público com imenso espaço, muitas características técnicas de conforto e tecnologia, e design, num complementando à família X (Moikka X e Crossland X). E é bem vindo.

 

 

 
Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

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