Honda X-ADV- única e revolucionária?

Diferente ou arrojada, adjectivos pacatos para descrever a Honda X-ADV.  Este novo conceito que a marca japonesa teve e habilidade de criar é uma mistura, assemelhando-se a um SUV de duas rodas, neste caso uma ‘acelera’ multi usos, cidade ou off-road. A originalidade e conceito obrigaram ao desenvolvimento de uma ciclística totalmente nova e robusta. Falamos de um novo quadro fabricado em tubo de aço, que concilia robustez ao espaço, garantindo o espaço generoso de 21l (obrigatório para arrumação neste tipo de veículovo). Junta suspensões de longo curso, travões com pinças radiais de quatro êmbolos e um motor bicilíndrico de 745 cm³, auxiliado por uma caixa DCT para assegurar performance. Fantástico!

Criada no centro de R&D da Honda em Roma, a Honda X-ADV é um novo conceito que promete mudar, e facilitar, a mobilidade urbana, oferecendo ao condutor possibilidades na estrada, sem limites ou obstáculos. A Honda X-ADV é uma nova liberdade em duas rodas, mas de uma forma totalmente nova e entusiasmante.

Esta Honda X-ADV é uma resposta válida a tudo, completamente à vontade na cidade e nos seus congestionamentos, ou mesmo em passeios fora de estrada. A opção depende da versão ou pneus, mas afirmo, válida. 

A altura, e a própria posição de condução alta (o assento fica a 820mm do chão e o guiador a 910mm) é proporcionada por um conjunto de suspensões pouco comuns nestes veículos, uma suspensão invertida na frente com um curso de 153,5mm e um amortecedor traseiro com regulação de pré-carga e curso de 150mm. Este factor contribui não só para melhorar a locomoção, mas acrescenta visibilidade para o condutor ao proporcionar um raio de visão alargado que permite não só melhor controlo das trajectórias, como uma boa leitura do trânsito. Além de que permite absorver, transpor irregularidades ou mesmo passeios. As jantes raiadas lembram as Off road, com 17 polegadas na frente e 15 atrás, com opção para pneus citadinos ou pneus de tacos. 

Destaca-se o poder de travagem, com dois discos dianteiros de 310mm com pinças radiais de quatro êmbolos e sistema ABS. Segue-se a transmissão DCT de dupla embraiagem que faz parte do equipamento de série, responsável pela melhor relação, e resposta, para as diferentes necessidades. Existem três modos: modo manual em que as mudanças são seleccionadas por patilhas ao alcance do polegar e do indicador, o modo D, automático e com foco na cidade com relações mais baixas e melhor resposta, e o modo S (com 3 regulações) que permite uma condução mais desportiva permitindo passagens de caixa a regimes mais elevados. O motor bicilíndrico de 745 cm³ faz o conluio perfeito com a caixa e debita binário forte nas gamas de baixa e média rotação, oferecendo acelerações dignas, mesmo em baixa rotação.

Outro factor de nota é a ausência de chave. A X-ADV vem equipada com o sistema ‘sem chave’, um comando que funciona por rádio frequência que se guarda no bolso, capaz de activar a ignição. Permite iniciar o motor, tal como a abertura dos compartimentos de bagagem e do depósito de combustível. Claro que inclui ainda um sistema de imobilização para segurança durante o estacionamento.

Os consumos anunciados desta X-ADV são de 3,58 l/100 km (em modo WMTC). 

A X-ADV vai estar disponível em em quatro variantes, Digital Silver Metallic, Matt Bullet Silver, Pearl Glare White  que usa uma base tricolor inspirada na Africa Twin, e a Victory Red inspirada na mais off-road CRF

A Honda ainda não divulgou qualquer informação sobre o preço da X-ADV nem para quando a disponibilidade no nosso país.

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar