Jaguar desvenda o I-Pace, um veículo 100% eléctrico
De marca de luxo à luta pela sobrevivência, de aspecto enfadonho (desculpem-me os puristas) a aguerrido, agressivo, de purista a gasolina a eléctrico. Há muitas conotações à marca britânica, fundada em 1922 e que amargurou na vida automóvel. Mas sobreviveu, levantou-se, em muito graças à compra pela indiana Tata, e revigorou-se.
Os novos modelos não ficam aquém de nenhum automóvel e mostram a apetência da marca em luxo e performance. São uma simbiose de pormenores bem cuidados que conquistam novamente utilizadores. E é nessa conquista que a marca aposta com o desvendar de um veículo totalmente eléctrico, o Jaguar I-Pace.
Entra num novo mundo, o mercado crescente dos veículos eléctricos… e de rompante. No campo estético este I-Pace desmarca-se pela agressividade do design vanguardista e desportivo. Essa filosofia é notória nas enormes jantes, ou nas linhas aerodinâmicas que são um misto entre suaves contornos e rectas, uma mistura de formas que conseguiram a proeza de 0,29Cd no índice resistência.
O interior também foi totalmente revisto e prima pela simplicidade, cuidado e bom gosto, primando por dois painéis tácteis informativos, o principal de 12” e outro de 5,5”. Há muito carbono e materiais nobres, alumínio escovado a fazer contraste e pele, nuns bancos que disfarçam este SUV num desportivo. É a sensação que transmitem, não pela potência do carro (que ajuda), mas sendo mais baixos que os demais SUV e com a opção ‘Sports Command’ imita um desportivo.
Mas é no desempenho que este Jaguar procura estabelecer um novo foco. Sobre o capot não existe nada senão baterias iões de lítio de 90kWh, potentes o suficiente para alimentar dois motores eléctricos, um em cada eixo. E se não se impressiona com este facto, imagine 400 cavalos e 700Nm de binário a ’empurrar’ o I-Pace durante 500km, a sua autonomia. As baterias estão repletas de tecnologia, onde se inclui o carregamento rápido, que permite 80% de capacidade em apenas 90 minutos, ou a totalidade da carga em pouco mais de duas horas.