KTM EXC 250 e 300 a 2 tempos de injecção electrónica já disponíveis

Boas notícias para os amantes dos motores a 2 tempos. Devido à sua natureza mais poluente os motores a 2 tempos começaram a ser banidos há alguns anos na Europa. Para quem pertenceu a uma geração onde as primeiras motos eram garantidamente 2 tempos, foi uma dura notícia. Felizmente a KTM nunca tendo deixado de produzir estes motores, para 2018, encontrou uma solução pioneira que fará reviver fora dos circuitos estes maravilhosos motores.

As novas KTM 250 e 300 TPI (Transfer Port Injection) utilizam um inovador sistema de injecção electrónica para fazer a mistura de combustível, utilizando uma série de sensores para optimizar a mistura correctamente independentemente das condições atmosféricas e/ou altitude. Isto faz com que as emissões de gases baixem o suficiente para passar as restritas normas Euro4, baixando também os consumos. 

Para os menos conhecedores de mecanica, a simplicidade dos motores a 2 tempos tem a grande vantagem do peso relativamente aos mais complexos e pesados motores a 4 tempos. Se juntarmos a maior potência específica destes motores (um motor 250cc 2 tempos terá tanta ou mais potência que um 450cc a 4 tempos), aliado a um menor peso do conjunto e temos uma mota de todo o terreno mais leve e divertida de pilotar.

O novo sistema TPI permite ainda dispensar a pré mistura de óleo no combustível, tendo um reservatório separado que segundo a KTM terá a capacidade para 5 depósitos cheios de combustível.

As versões europeias da gama Enduro que são legalizadas e matriculadas para a estrada são a 250 EXC TPI e a 300 EXP TPI (a 300 não será comercializada nos estados unidos). Ambas as versões possuem arranque eléctrico apesar de trazerem o respectivo pedal kick para o arranque do motor. Estéticamente e numa questão de gosto pessoal, são das motos de todo o terrenos mais bonitas do mercado e farão com certeza as delicías dos amantes de todo o terreno, com a vantagem de poderem ir para as trilhas a circular por elas na via pública, sem necessidade de reboque.

A KTM 250 EXC 250 TPI é derivada do modelo que era conhecido por ser o mais potente motor de 2 tempos 250cc existente, e para este ano vem com as seguintes novidades:

  • Novo motor 249cc a 2 tempos, com a inovadora e pioneira tecnologia de injecção sem necessidade de pré mistura de óleo no combustível.
  • Novo cilindro com 2 injectores para perfeita atomização do combustível
  • Novo sistema de gestão de motor com a nova centralina a controlar tempos de ignição e combustível baseado na informação proveniente de 5 sensores: pressão de ar, pressão atmosférica, posição do acelerador, temperatura de óleo, temperatura do liquido de refrigeração.
  • Novo corpo de admissão de 39mm Dell’Orto controlado por uma borboleta de duplo cabo de acelerador.
  • Nova bomba de óleo electrónica alimentada por um recipiente de 700ml de modo a assegurar uma perfeita mistura e reduzir até 50% do fumo
  • Suspensões invertidas WP actualizadas WP Xplor 48, com menor peso e menos fricção interna para uma melhor sensibilidade ao piso.
  • Suspensão traseira WP Xplor PDS actualizada com uma maior rigidez e maior progressividade para terrenos mais difíceis.
  • Novas protecções do radiador que melhoram a refrigeração em terrenos lamaçentos.
  • Cilindro com válvulas ajustáveis para diferentes condições do terreno.
  • Caixa de 6 velocidades perfeitamente ajustadas para todo o terreno.
  • Quadro em aço-cromo-molibdénio, com melhorias a nível de resistência.
  • Embraiagem hidráulica para maior eficiência e durabilidade.
  • Novas peseiras com novo design “no dirt”
  • Filtro de ar com sistema de acesso sem ferramentas 
  • Jantes superleves e de alta resistência pretas.

As especificações para o modelo 300 são em tudo iguais, excepto o aumento de 50cc no motor acompanhado de algum incremento na potência e binário. No entanto para quem decidir pela compra do modelo de 250cc poderá posteriormente fazer o update para a versão de 300cc mediante a compra do kit de 300cc.

Os preços recomendados pela KTM é de 8.887€ com IVA para o modelo KTM 250 EXC TPI e de 9.847€ com IVA para o modelo KTM 300 EXC TPI, estando já ambos disponíveis para entrega em território nacional.

Hugo Marques

Autor: Hugo Marques

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Hugo Marques

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar