Lexus RX – sofisticação e agressividade

Lexus é já um nome reconhecido, ligado à exclusividade, luxo, performance e inovação. Mas o percurso desta marca é jovem, o que é quase tão surpreendente quanto a rápida reputação que conquistou.

Foi em 1983 que Eiji Toyoda desafiou não só os executivos da Toyota (sim, a Lexus é a divisão de luxo da casa japonesa) a construírem uma nova marca de luxo, como convenceu também os engenheiros a desenvolverem o melhor e mais luxuoso carro à época. 

Nasceu assim o primeiro Lexus, o LS400, um carro sóbrio mas robusto, imponente e luxuoso, características que enriqueceram o portfólio da Lexus até à data de hoje. Mas esqueçam a sobriedade, agora há arrojo! Mas muito luxo também. 

A marca apresentou o RX 450h, o primeiro SUV da marca que combina não só as formas novas e arrojadas com o requinte de um sedan. O arrojo é exterior, onde todas as linhas se combinam em prol da aerodinâmica, onde encontramos rectas, vértices ou frisos cromados, como os que rompem a enorme grelha frontal. Poderíamos dizer que mais se parece com um exercício de papel para um protótipo…mas não é.

O interior muda, aqui a marca escolheu o conforto, há sofisticação e materiais cuidados. Pormenores como o relógio analógico no meio da consola central, ou o enorme ecrã sobre o tablier, botões bem colocados no volante ou mesmo a manete das velocidades, encostada mais ao lado do condutor. Aqui não há excessos ou radicalismos,  apenas elegância e conforto, muito.

Nesta versão 450h há diferentes pacotes ou versões que podemos adquirir, mas para nós tudo se cinge ao motor. É imperativo dizer que se trata de um V6 a gasolina, seis cilindros com 24 válvulas (DOHC Dual VVT-iW) que consegue debitar 335cv. Mas não fica por aqui, em simultâneo  possui um motor eléctrico de 50kW, alimentado por uma bateria Ni-MH de 288v, capaz de acrescentar 139Nm de binário, o que somado resulta em 474Nm, poder que coloca no asfalto toda a veracidade deste SUV. Quem agradece a esta dupla motora é o utilizador, porque os consumos surpreendem: 5,2 litros, mesmo em modo urbano.

É aqui que se sente a importância da potência. Não é só na adrenalina quando se pisa o acelerador, mas da sua importânia quando tem mover um peso de 2715kg, distribuídos por quase 5 metros, surpreende. 

E é isso que o Lexus Rx 450h é, surpreendente.

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar