LG prepara demonstração com protótipo OLED em HFR (High Frame Rate)
A LG, vai demonstrar o mais recente desenvolvimento com os seus painéis OLED, em uma emissão a ocorrer no Luxemburgo, durante a conferência do SES. Será uma emissão em streaming via satélite, utilizando uma TV OLED da LG, com um protótipo do software HFR.
A tecnologia HFR, permite melhorar a qualidade da emissão principalmente em conteúdo onde exista movimento rápido como desportos, ou filmes de acção. Consegue este feito, através do incremento do número de frames por segundo. Enquanto a actual tecnologia de emissão suporta no máximo até 60 frames por segundo, com o HFR, podemos ir até aos 120 frames por segundo. Este incremento é extremamente importante para assegurar uma fluidez de movimento nunca vista até hoje.
Para termos uma ideía, a maior parte dos filmes são filmados com o standard cinematográfico de 24 frames por segundo. O que muitas vezes acontece é que se as televisões não conseguirem sincronizar a frequência de varrimento para os mesmo frames que o conteúdo apresentado, o normal é acontecer algo mais conhecido no meio por “tearing” (arrastamento da imagem).
As televisões mais recentes introduziram uma série de técnicas para reduzir este fenómeno, como por exemplo o Auto Motion Plus que adiciona frames adicionais para tentar simular um efeito de fluidez mais natural. Muitas pessoas mais sensíveis a este tipo de mecanismos, nota que o vídeo parece que anda aos saltos em vez de ser fluído como era suposto.
Com o HFR este tipo de soluções deixa de ser necessário. Em adição aos fabricantes, também os produtores e as cadeias de televisão estão a preparar o lançamento do UltraHD Phase 2, com a norma HFR incluída.