Microsoft 10 Creators Update chega em abril cheio de promessas
A grande actualização (gratuita) do Windows chega dia 11 de abril com a designação Windows 10 Creators Update. Esta nova versão do sistema operativo da Microsoft promete uma série de funcionalidades para o PC, com a Microsoft a fazer um upgrade no browser Edge, novos modos de partilha e jogabilidade, e até novas capacidades para o ‘velhinho’ Paint, totalmente mudado para a criatividade 3d. É verdade, o Paint muda… e é Paint 3D!
De acordo com Joana Pires, directora de negócio Windows e Devices na Microsoft Portugal: “Esta actualização representa mais um ponto de viragem para o Windows. Vivemos um momento em que a criatividade é cada vez mais valorizada e a capacidade de a transformar em inovação e iniciativas com impacto é o que queremos potenciar com o Creators Update. Ao introduzir funcionalidades que alteram a experiência de criação, produtividade e gaming – incluindo toda uma nova era de realidade mista – e melhorias ao nível da segurança da informação e privacidade dos utilizadores, o Windows surge como a plataforma que une tudo o que fazemos na Microsoft.”
As novidades começam no Microsoft Edge, o browser padrão do Windows, que promete um melhor gestão de guias, mais extensões e um incremento em toda a questão da segurança. Este ponto conta com a ajuda do Windows Defender, o antivírus próprio da Microsoft que surge com mais recursos e independência.
O Menu Iniciar também recebe novidades na forma de Live Folders, uma ‘imitação’ que provém da versão mobile e permite criar pastas, uma daquelas janelas dinâmicas com as app dentro ou programas, e permitirá exibir actualizações disponíveis para cada aplicação. Por opção, novidade, podemos optar por ‘esconder’ a barra lateral, aquela que desapareceu no Windows 8, que voltou no 10 e, agora por opção, pode desaparecer novamente.
Surge também a nova função Luz Noturna, uma funcionalidade que permite diminuir a cor azul do ecrã de modo a não criar, ou reduzir, a fadiga nos olhos.
Para os jogadores existe a nova função Game Mode, ou Modo de Jogo. Este modo único de funcionalidade e desempenho dá prioridade a todos os aspectos relativos à performance necessária para jogar, inclusive toda a gestão dos núcleos do processador e memória RAM. Desta forma promete a melhor experiência de jogo, ao mesmo tempo que reduz tudo o que seja ‘supérfluo’, vulgo programas desnecessários às necessidades do PC.
Também inclui um novo modo de stream directo para o BEAM, plataforma online para visualização de live videos de toda a acção de jogo, aqui com a combinação de teclas WIN+ G.
O Paint já tem um lugar histórico no software, e foi reescrito do zero para a esta nova versão do Windows. Não só mudou e ganhou uma nova interface, como está mais potente e funcional, com a notoriedade de conseguir criar e editar objetos em 3D.
Existem mais algumas funcionalidades, como a opção de fixar programas ou aplicações ‘por cima’, ou no topo. É basicamente um PiP (Picture-in-Picture), que possibilita assistir a vídeos, ou falar pelo Skype, mesmo quando se usa outro programa, sendo que a prioridade é definida pelo utilizador.
A parte importante é quem pode actualizar. Sim, existem diferentes versões instaladas mas, este processo só está disponível para quem possua a versão Windows 10 Anniversary. Se já tiver a versão Windows 10, basta forçar a actualização até à Build 1607. O importante é, para todos os outros sistemas operativos anteriores (Win XP, Vista, 7 ou 8), é necessário obter uma licença válida e fazer uma instalação original do Windows 10, e proceder às actualizações. Mas faça-o já antes que perca o ‘comboio’!