Novo Audi A5. Consensual e potente!

A segunda geração do Audi A5 chega ao mercado nacional no formato coupé. Para já. Esta será a aposta inicial da marca alemã, um formato que convenceu e trouxe uma nova linhagem para o mercado. Posteriormente, mais concretamente em fevereiro de 2017, é altura da versão Sportback chegar ao mercado. Por fim a versão Cabrio, com data de comercialização prevista para Abril do próximo ano.

O novo A5 foi desenhado por Frank Lamberty, designer responsável  pelas linhas do R8 que começou por redesenhar totalmente o chassis. Não só proporcionou uma redução no peso total de 60kg, como acumula a obrigação de ser mais confortável e oferecer melhor manobrabilidade.

Nas linhas exteriores tudo muda. Existem novas linhas e formato, mais consensual apesar de não esquecer a pitada de agressividade necessária para gerar paixão. Não se excedendo, é possante o suficiente para se misturar no quotidiano. Tudo se junta em torno da aerodinâmica e nas linhas, responsáveis pelo coeficiente aerodinâmico mais baixo da categoria, 0,25Cx.

A zona frontal ganha duas enormes entradas de ar que ladeiam a nova grelha central Singleframe, maior e dominante sob o capot. Destaca-se o seu design em V que se sobrepõe aos novos conjuntos ópticos, disponíveis em duas opções: totalmente em LED ou com o sistema Matrix LED. Na traseira os farolins são totalmente em LED de série.

O interior recebe a herança do Audi Q7 e A4, não só no campo das formas e conforto do habitáculo, mas também no campo tecnológico com o sistema Audi Virtual Cockpit. Tem como propósito substituir todo o quadrante, agora na forma de um ecrã TFT de 12,3 polegadas. A consola central também foi alvo de renovação e inclui um segundo ecrã de 8.3 polegadas com os controlos MMI e touchpad . Este sistema poderá funcionar com o opcional sistema da Bang & Olufsen que conjuga 19 colunas e 755 Watts de potência.

No campo da performance a motorização tem a maior responsabilidade, e os maiores fardos: corresponder à performance herdada da primeira geração, e o papel de importância que representa na escolha final. Para já há uma única motorização disponível, a versão 2.0 TDI. A versão a diesel do quatro cilindros é capaz de debitar 190 cavalos, e segundo os dados revelados, tem um acréscimo de 17% na performance através de uma boa gestão e eficiência, que se traduz também no menor consumo, menos 22%.

Esta motorização é a primeira a entrar em solo nacional e tem a responsabilidade de conquistar e criar expectativas para as motorizações que se avezinham. No campo dos diesel espera-se um motor para dois valores de potência, o 3.0 TDI de seis cilindros e 218 ou 286 cv.

Também recebe motorizações a gasolina, na forma de um mais modesto 1.4 TFSI com 150cv, e a versão topo de gama, um motor V6 3.0 TFSI capaz de debitar 356cv e que equipará a versão S.

O novo A5 funciona com três opções de caixa: manual de seis velocidades ou automática S tronic  (que utiliza um sistema de dupla embraiagem e sete velocidades) para as versões 2.0TDI, 3.0TDI e 1.4TFSI. As versões mais ‘apimentadas’ do A5 , 3.0TDI de 286cv e o 3.0TFSI de 356cv dispõem de uma caixa específica, e exclusiva, de oito velocidades Tiptronic.

As versões Quattro, e toda a sua simbologia, não poderia ser relegada deste modelo, sendo que nas motorizações V6 a gasolina e Diesel faz parte do equipamento de série. Nas versões com motorização mais baixa estará disponível como opcional. 

O novo Audi A5 2.0 TDI oferece uma de garantia de 4 anos ou 80.000 quilómetros, e é anunciado a preços que começam nos 47,840 euros para a versão base,ou, consoante o nível de equipamento Sport ou Design o valor pode subir até aos 50.590 euros.

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar