Novo Toyota Yaris aposta na segurança

A Toyota, uma das maiores construtoras automóveis mundiais, anunciou a sua nova ‘arma’ para a cidade, o novo Yaris. Curioso o facto de, à primeira vista não se evidenciar o ‘novo’, porque isso sugere na maioria das vezes uma mudança extrema para o modelo anterior. E não há muitas mudanças exteriores. Mas será que é isso que apenas importa? A Toyota parece ter levado à letra a expressão ’em equipa que ganha não se mexe’ e, ao invés de fazer uma revolução exterior, pegou no design jovial, agressivo quanto basta e consensual, e optou por fazer um upgrade. Não desanime, são 900 peças (sim, esse mesmo número que leu) totalmente redesenhadas e desenvolvidas em prol do design, performance, durabilidade e conforto. 

E sim, era imperativo este upgrade, face à imagem e cota de mercado que o pequeno hatchback possui, realçando as 208 000 unidades vendidas apenas no ano passado. 

Fabricado na unidade fabril da marca em Valenciennes, França, mostra traços actuais e mais ao gosto europeu, linhas que combinam a agressividade e detalhe. A grelha enorme possui todo o detalhe da dianteira, ladeada por novos faróis  e algumas mudanças no pára-choques, incluindo as novas formas como nicho para os faróis de nevoeiros. A traseira também sofreu mudanças, e os mais atentos notarão os novos faróis, assim como um novo desenho do pára-choques e mala. 

O interior também foi revisto, e mudado. As alterações não são puramente estéticas, mas almejam proporcionar um melhor conforto, funcionalidade e claro, algo moderno. O acesso é fácil, e faz esquecer o próprio tamanho do Yaris. A posição de condução não só é aceitável, como confortável e deve em muito aos novos novos estofos, com novas cores e novos detalhes.

O painel de instrumentos e o sistema de informação e entretenimento também mudou, e aqui muito. Não só é apelativo e de fácil leitura, como possui comandos no sítio certo propícios à funcionalidade. O painel de instrumentos é agora um ecrã TFT de 4.2 polegadas a cores com todas as informações inerentes e obrigatórias, ao passo que ao centro do novo Yaris impera o novo sistema de navegação, um novo ecrã multimedia (como opção) bem integrado no tablier que coloca à disposição do condutor uma variedade de funções e aplicações. 

E motor? Este capítulo é imperativo e a Toyota não descurou e mostrou novidades, também. Com versões distintas, que englobam uma versão a gasolina com um bloco 1.0 VVT-i de 69cv acoplado a uma caixa manual de 5 Velocidades,  uma versão diesel 1.4 D-4D de 90cv e caixa manual de 6 Velocidades, e finda na novidade, um bloco 1.5 Hybrid, que chega aos 100cv e alberga uma transmissão variável contínua controlada electronicamente. É esta a grande aposta e novidade, pelo foco tão recente da própria marca, e do mercado, que tem vindo a valorizar, e apostar neste segmento. Claro que também existe a vertente do ambiente, e as medidas que muitos países começam a implementar com vista a reduzir níveis de emissões. É o primeiro citadino puro a ser comercializado com esta vertente de motor, o qual já possui uma cota superior a 40% nas vendas do pequeno ‘grande’ Yaris. Um bom agoiro para o futuro.

No capítulo da segurança na estrada, a Toyota optou por dotar de série o novo Yaris com diferentes sistemas de segurança activa, e nota, em todos as versões da gama. Isto significa conceitos e tecnologia, mas apenas um nome: Toyota Safety Sense.  Este sistema é composto por  sistemas de segurança activa de modo a prever perigo e actuar a baixas e altas velocidades. Inclui um Sistema de Segurança Pré-colisão, que utiliza uma câmara e um laser para detectar outros veículos na estrada. Quando é detectada a possibilidade de colisão, o condutor é alertado com avisos sonoros e visuais e é activada a assistência de travagem, ou Travagem Autónoma de Emergência. Se o condutor não travar a tempo, os travões são accionados automaticamente para evitar ou mitigar as consequências da colisão. Inclui também Luzes de Máximos Automáticas, Sistema de Aviso de Mudança de Faixa de Rodagem e Sistema de Reconhecimento de Sinais de Trânsito, este último quando equipado com mostrador multi-informações TFT.  Para a segurança interior, e das pessoas a bordo, existe agora limitadores de força e de pré-tensores nos cintos traseiros, além de novos apoios de cabeça redesenhados para evitar lesões provocadas pelo efeito de chicote.

Algo que deve testar é o próprio configurador na página Toyota. Existe um número bastante apreciável de opções para customização do novo Yaris, desde a carroçaria (3 ou 5 portas), cores, jantes, ‘barbatanas’ que não são mais do que a antena, autocolantes, pormenores de pára-choques, logo da marca, apliques e cores para faróis e grelhas, retrovisores, acessórios interiores e Etc. Tudo para ter um Yaris ‘único’. Experimente!

O novo Toyota Yaris chega ao mercado com valores a começar nos 14.205 euros.

 

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar