Audi RS3 Sedan 2017

O Audi RS3 Sedan, também conhecido por “O novo desportivo da Audi”, irá ser a nova aposta da Audi para 2017, sendo a versão mais desportiva da gama A3 atual.

Esta novidade da Audi foi apresentada no salão de Paris, e despertou bastante o interesse dos visitantes. A nível mecânico, utiliza o motor de 5-cilindros (2.500cc), com 400cv de potência e 480N.m de binário, que já tinha feito a sua aparição no Audi TT RS, elevando assim a fasquia para o seu segmento. Estará limitado a 280km/h e fará 4.1 seg dos 0-100km/h.  Uma das caracteristicas mais interessantes deste motor é a capacidade de atingir o binário máximo a partir das 1.700rpm! Para fechar o conjunto a Audi recorreu à sua caixa S-Tronic de 7 velocidades de embraiagem dupla. Estão garantidas passagens de caixa instântaneas para o sistema de tracção integral Quattro All Wheel Drive (todas as rodas giram ao virar o volante).

Sonoramente, os mais adeptos do “ronco” desportivo não vão ficar decepcionados. No modo Sport o som altera-se mostrando todo o seu carácter.

Dinâmicamente o novo sistema de controlo de binário acoplado ao ESC, vem aumentar significativamente a capacidade de curvar deste RS3. Para os mais purista que saberão do que falo, o que este sistema faz é uma espécie de “left foot braking” ou seja durante uma curva, nas rodas interiores é-lhes aplicado uma certa percentagem de travão para ajudar a inserção do carro. A Audi chama a este sistema “brake-based torque vectoring”. Existe também um modo no ESC de “controlled drifting” o que nos parece ser bastante interessante e divertido. Sendo a excelente travagem já um apanágio dos Audis desportivos, este modelo incorpora como opção os travões em cerâmica.

Visualmente a versão RS3 Sedan é mais agressiva que o S3. O novo parachoques é mais rasgado e com a zona da “boca” ainda de maiores dimensões, sendo ainda de salientar o pormenor Quattro impresso no spoiler frontal como se pode ver pelas fotos. As entradas de ar foram revistas e aumentadas e não se iludam. Cada entrada de ar neste veículo tem um prepósito, seja o de arrefecer os travões ou o intercooler ou ainda aumentar a pressurização de ar para o interior do motor. A nível traseiro o difusor central com a dupla ponteira de escape, não escondem a sua natureza. O RS3 Sedan é também 20mm mais largo que o S3. De origem este carro vem equipado com jantes de 19″ com pneus 235/35.

No interior, a presença de pele escura é predominate, com o contraste das aplicações em vermelho.  Como opção é possível encomendar o Virtual Cockpit que é um ecran LCD com 7″onde ao invés dos tradicionais manómetros, podemos alternar com o premir de um botão entre uma enormidade de instrumentos digitais (velocímetro e conta rotações), mapas, informações sobre o torque, força G e pressão dos pneus. 

 

Mauro Segundo

Autor: Mauro Segundo

Contribuidor do Motores & Tecnologia
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