Opel recupera sigla GSi e apimenta o INSIGNIA

A denominação GSI dominou conversas de rua, criou inimigos na estrada e muita inveja nas palavras nos seus 33 anos de história. A sigla GSi surgiu pela primeira vez em 1984, data em que a Opel a adoptou nos modelos Manta GSi e Kadett GSi, modelos que se tornaram ímpares na época mercê do motor 1.8 de 115 cv. A história da marca continuou com o prodigioso Astra GSi, que usava o bloco de 1.8 de 125 cv, e nas versões GSi nas gerações do pequeno Corsa, começando no Corsa A com 100 cv e terminando no Corsa D em agosto de 2012.

Em 2017 a Opel trás novamente a sigla à ribalta para apimentar a sua berlina, criando um veículo que combina as elevadas performances, com precisão e eficiência ao conforto. A Opel Insignia GSi é por si só um portento, com pormenores que a afastam da ‘comum’ berlina, destacando -se as duas grandes entradas de ar no para-choques dianteiro, o ‘spoiler’ de dimensões consideráveis na tampa da mala, com o propósito de gerar maior carga aerodinâmica adicional a velocidades elevadas, ou o interior. Na traseira o para-choques assemelha-se a um difusor aerodinâmico e está ladeado pelas saídas de escape com molduras cromadas. Igualmente cromadas são as entradas de ar à frente das rodas dianteiras.

O interior supera-se em pormenores, como os novos bancos dianteiros ao estilo desportivo, mais conhecidas por ‘bacquet’ e desenvolvidos pela Opel. Não é só a parte estética, mas proporcionam total apoio lateral e, simultaneamente, elevado conforto em viagens de longa distância. Estes bancos, forrados a couro, têm a aprovação da agência de ergonomia AGR, e tal como no Insignia Grand Sport, dispõem de ventilação, aquecimento, massagem e largura de costas regulável. O encosto de cabeça está integrado e a passagem da fita do cinto de segurança é ideal, o que nem sempre acontece neste género de bancos. É possível optar entre duas combinações de couro, que surgem ambas decoradas com um logótipo GSi. Uma nota ainda para o volante com parte inferior plana, os pedais com capas a imitar alumínio e o forro do tejadilho em cor preta. 

O grande objectivo de tornar o Insignia GSi dinamicamente diferente do já de si ágil Grand Sport levou os engenheiros a procederem a uma série de novas afinações em várias áreas, não houvesse uma responsabilidade acrescida de criar um veículo merecedor da sigla. Na verdade, a versão GSi atinge o patamar máximo em matérias de tração e de precisão dinâmica, o que também é comprovado pelo cronómetro. Volker Strycek, o Diretor de Performance Cars e Motorsport da Opel, e ele próprio um ex-piloto e campeão alemão de Turismos, afirma ‘O novo Insignia GSi é claramente mais rápido numa volta ao Nürburgring-Nordschleife do que o anterior Insignia OPC, que era mais potente’.

Das inúmeras modificações salienta-se a obrigatória redução de peso, com este GSi a conseguir uma redução de 160 kg em comparação com a versão OPC com motor 2.8 V6 Turbo. «É esta combinação de baixo peso – especialmente sobre o eixo dianteiro – baixo centro de gravidade, potência disponível numa faixa alargada de rotações e a melhor tecnologia em tração, que tornam o GSi tão rápido», explica Strycek. «Isto é eficiência pura. E a tracção integral é simultaneamente perfeita para o circuito, dando prazer de condução, e para a estrada, proporcionando níveis acrescidos de segurança».

A par com a redução de peso, o Insignia recebeu novas suspensões com molas 10 milímetros mais curtas, amortecedores de alto desempenho, que reduzem os movimentos da carroçaria ao mínimo. A capacidade de travagem também não foi descurada, e esta versão GSi conta com novos travões Brembo, com pinças de quatro êmbolos.

O GSi surge equipado com o chassis de controlo eletrónico FlexRide de série, capaz de reagir em frações de segundo para ajustar, entre outros, a pressão dos amortecedores e a assistência da direcção. A unidade de controlo do sistema também consegue intervir ao nível da resposta do acelerador e dos pontos de troca das oito velocidades da caixa automática. O condutor pode escolher entre os modos Normal, Tour e Sport, com parâmetros diferentes de funcionamento. Um exclusivo do GSi é o modo ‘Competição’, ativado através do ESP, que permite a condutores experientes controlarem eles próprios ângulos maiores de derrapagens, bem como a entrega da potência – algo essencial para uma volta rápida no Nordschleife, por exemplo. O chassis desportivo do Insignia GSi surge associado na perfeição aos evoluídos pneus Michelin Pilot Sport 4S, montados em jantes de 20 polegadas. 

Claro que o ponto fulcral está na performance,  e ao novo Opel Insignia GSi é exigido elevadas ‘performances’. A Opel reuniu algumas das suas maiores façanhas num veículo, com destaque para o evoluído motor 2.0 Turbo de 260 cv de potência. A Opel anuncia que o motor do novo Insignia GSi, o 2.0 Turbo a gasolina, combina a melhor eficiência na entrega de potência com o baixo consumo de combustível, anunciando um consumo urbano de 11,2 l/100 km, extra-urbano de 7,1 l/100 km e misto de 8,6 l/100 km, sendo que nas emissões os valores atingem as 197 g/km CO2. Nota que para além do 2.0 Turbo a gasolina, o Insignia GSi facultará a opção de um potente motor turbodiesel.

Este motor de quatro cilindros tem acoplada uma novíssima caixa automática de oito velocidades que pode ser comandada manualmente na alavanca ou através de patilhas no volante. No modo automático, os pontos de troca de velocidades são diferentes nos modos de condução Normal e Sport. Toda a potência é ‘entregue’ ao asfalto através da sofisticada transmissão, com um eixo traseiro com de dupla embraiagem, em vez de um diferencial convencional. Desta forma, o sistema consegue aplicar de forma variável e diferenciada a potência a cada uma das rodas traseiras. E isso aumenta consideravelmente a estabilidade, ajudando o automóvel a descrever curvas, sem efeitos de sub-viragem. Nota ainda para a mais recente tecnologia 4×4 com vectorização de binário, um sistema de tração integral inédito neste segmento de mercado. Estes factores prometem um desempenho ímpar na estrada.

O perfil dinâmico do novo Opel Insignia GSi espelha-se discretamente no exterior e no interior com equipamentos exclusivos desta versão. No topo da lista surgem os bancos dianteiros, desenvolvidos pela Opel, que proporcionam total apoio lateral e, simultaneamente, elevado conforto em viagens de longa distância. Estes bancos têm a aprovação da agência de ergonomia AGR. Tal como no Insignia Grand Sport, dispõem de ventilação, aquecimento, massagem e largura de costas regulável. O encosto de cabeça está integrado e a passagem da fita do cinto de segurança é ideal, o que nem sempre acontece neste género de bancos. É possível optar entre duas combinações de couro, que surgem ambas decoradas com um logótipo GSi. O mesmo emblema aparece no exterior, na tampa da mala. Aqui está colocado um ‘spoiler’ que gera carga aerodinâmica adicional no eixo traseiro. A parte inferior do para-choques assemelha-se a um difusor aerodinâmico e está ladeado pelas saídas de escape com molduras cromadas. Igualmente cromadas são as entradas de ar à frente das rodas dianteiras. Uma nota ainda para o volante com parte inferior plana, os pedais com capas a imitar alumínio e o forro do tejadilho em cor preta.

O novo Opel Insignia GSi fará a estreia mundial no Salão Internacional de Frankfurt, patente ao público entre os dias 14 e 24 de setembro.

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
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