Os mais antecipados smartphones de 2017

A guerra dos smartphones está mais activa que nunca. Com o eminente lançamento do novo chipset Qualcomm Snapdragon 835, existem uma série de dispositivos dos mais variados fabricantes que prometem inovação, diferenciação e muita performance. No entanto, a Qualcomm não é o único player no jogo. A Huawei com os seus processadores fabricados in house, e agora também a Xiaomi, para não falar na Apple, complementam a oferta cada vez mais abundante de equipamentos disponíveis no mercado.

Elaboramos uma lista dos telemóveis mais esperados para 2017.

A maior parte da informação é baseada ainda em rumores, visto que alguns destes dispositivos ainda tem um longo caminho a percorrer e alguns serão lançado apenas na segunda metade do ano.

Samsung Galaxy S8

Com a data de lançamento prevista para 29 de Março e disponibilidade a de 21 de Abril, o novo Samsung, tem como tarefa limpar a imagem do fiasco que foi o Note 7.

Os atributos não são poucos e por esta altura do campeonato já são muitas as fotos leaked do dispositivo

Tendo em conta os últimos rumores (não há confirmação oficial), embora a probabilidade seja muito alta de serem estas as specs:

Tamanho do ecrã: 5.8″ – Resolução: 2560 x 1440 Amoled

Processador: Exynos 8895 (Europa) / Snapdragon 835 (USA)

Ram: 4GB – Storage: 64GB

Camara traseira: 12MP – Camara dianteira: 8MP

Bateria: 3.000 mAh 

Sensor de impressão digital traseira

Resistente a água  – Sem botão físico

Scanner de retina

Como o botão de home físico foi removido, o botão virtual de home e provávelmente a tecla virtual de retroceder e das aplicações recentes serão sensíveis à pressão com funcionalidades diferentes consoante a pressão exercida. Existe ainda a dúvida se a resolução será de 4K. O sistema Always On Display que apareceu no Galaxy S7, continuará a existir no S8, com a particularidade de se poderem adicionar widgets de aplicações não nativas.

No que diz respeito à camara, embora mantendo o mesmo sensor que equipa o S7, a Samsung terá uma evolução do software que efectua o tratamento de imagem pós foto e a inclusão de um modo de 1000 fps slow motion. A camara frontal será melhorada com a substituição para um sensor de 8MP em vez da anterior de 5MP, e com a capacidade de auto focus que normalmente é reservado apenas para as camaras traseiras.

O Samsung S8, terá ainda QuickCharge 4.0, derivado das caracteristicas do novo chipset da Qualcomm Snapdragon 835. Visto que este chipset apenas equipará os dispositivos vendidos nos Estados Unidos ainda é incerto se a versão equipada com o Exynos 8895 terá a mesma funcionalidade. A bateria não será aumentada, mas a Samsung conta com a maior eficiência energética dos novos chipsets para manter a longevidade da bateria em check. 

Existe ainda a possibilidade de acoplado a uma dock, o S8, trabalhar em modo desktop (à semelhança do que fez a Microsoft com o Lumia), ao qual podemos acoplar um monitor  via HDMI, um teclado e rato e trabalhar em formato extendido. Existe ainda a possibilidade do jack de áudio de 3.5mm ser descartado tal como no Iphone 7.

Finalmente o S8 não será barato, contando-se que tenho um incremento de preço relativamente ao S7, mas dia 29, tudo se revelará.

Huawei P10 e P10 Plus

O sucessor do bem sucedido P9, já se encontra em uma série de lojas em pré compra, com data prevista de entrega a partir de 31 de Março.

Pedindo emprestado a geração de processadores ao Mate 9, o P10 vem já equipado com o Kirin 960 que tão bem aclamado tem sido pela sua performance.

Mas as diferenças com o P9 não ficam só pelo processador.

A fabulosa camara traseira Leica leva um upgrade ao sensor passando de 12Mp para 20Mp, mantendo no entanto a mesma camara frontal de 12Mp. A nível de vídeo o P10 consegue agora filmar em 4K a 30fps.

Outra das novidades passa que o sensor de fingerprint passa para a frente, no entanto este novo sensor vem com novas funcionalidades. Se bem que parece um botão à semelhança dos Samsungs, este sensor não funciona como botão. Este sensor reune uma série de responsabilidades, nomeadamente a de substituir as teclas funcionais de back e aceder à lista de apps abertas. A Huawei chama isto de “organic minimalist”. Movimentos com um simples tap sem pressão executa o voltar atrás, ou o swipe para a direita para abrir o menú das apps abertas.

A traseira do telefone é agora feita de um metal reflectivo que não deixa marcas de dedos. A Huawei chama a esta tecnologia “Hyper Diamond Cut”, o que além de eficaz a não ser um magneto de dedadas consegue ainda um aspecto fantástico.

Tal como no P9 o tamanho de ecrã do P10 é de 5.1″ com uma resolução de 1920 x 1080. Se pretendermos ter mais resolução temos como opção o P10 Plus com um ecrã de 5.5″ e uma resolução QuadHD de 2560 x 1440.

Ambas as versões vem com o Android 7 Nougat com o Emotion UI 5.1 da própria Huawei. A Huawei tem vindo a ouvir os Europeus das queixas sobre a shell Emotion UI, e nesta última geração vem muito mais costumizável e inclusivé com a capacidade de repormos o botão das aplicações (app drawer) que em versão prévias não era possível.

O P10 vem com 4GB de RAM e com 32GB ou 64GB de storage interno, enquanto o P10 Plus vem com 4GB de RAM para a versão de 64GB de storage interno e com 6GB de RAM para a versão de 128GB de storage. O P10 vem com um preço aconselhado para a versão de 64GB de 659€. O P10 Plus para a versão de 128GB vem com um preço aconselhado de 799€

Apple Iphone 8

2017 marca o 10º aniversário do Iphone, o que significa que a actualização deste ano será significativa em termos de estética e novas funcionalidades. 

Tendo em conta que a data de lançamento será provavelmente posterior a Julho, ainda existem muitos pressupostos. Mas os últimos rumores apontam para um Iphone totalmente em vidro, tanto frontal como da parte de trás. O ecrã em amoled curvo, poderá trazer à imagem do novo MacBook Pro, um ecrã secundário na zona limite curva do paínel e que funcionará como uma zona “funcional”, onde poderão estar widgets de controlo de luz, volume, etc.

Tendo em conta que os preços incrementais que tem sido verificados com cada lançamento de um novo Iphone, e se a Apple optar pela substituição do LCD pelo AMOLED, os novos Iphone 8 serão sériamente caros.

Carregamento por wireless, chegará finalmente aos Iphones, sendo que a Apple está a estudar um método de poder efectuar o carregamento fora da docking. Outra novidade poderá ser a ausência do botão fisíco de home, isto porque a Apple pantenteou um vidro em safira com sensibilidade de touch, o que leva a crer que o botão fisíco será substituído por esta nova tecnologia. O sensor de impressões digitais será outra novidade, sendo todo o vidro a detectar a impressão ao invés de um pequeno sensor localizado numa zona específica. Poderemos desbloquear o Iphone em qualquer zona do ecrã.

Ainda não existe informação sobre o que a Apple pretende fazer nas camaras, mas presume-se que vá utilizar um sistema de duas camaras para o modelo Plus. Quanto a tamanhos, 4.7″, 5.0″ e 5.5″ poderão completar a gama do Iphone 8.

OnePlus 4

Sendo que este será o quinto smartphone desta companhia, ainda existem dúvidas se o nome será OnePlus 4 ou 5, pois senão contarmos com o OnePlus X, o OnePlus 3T foi o quarto da linha.

Uma das novidades quase certa será a adopção de um ecrã QuadHD com resolução de 2560×1440, visto que foi das maiores críticas apontadas no OnePlus 3T, que trazia tal como o seu antecessor um ecrã 1080p. Especula-se ainda uma carcaça cerâmica para o novo OnePlus. 

Segundo os tweets do co-fundador Carl Pei, o próximo OnePlus manterá ainda o jack 3.5mm. A nível de processador será uma aposta quase certa a utilização do novo SnapDragon 835, o que trará um bom incremento de performance relativamente ao 3T. Rumores apontam ainda para a possibilidade de um sistema de dupla camara traseira. 

O ecrã continuará a ser AMOLED, mas poderá diminuir dos actuais 5.5″ para 5.3″. A data de lançamento é seguramente para a segunda metade do ano de 2017.

HTC11

Quando do lançamento do HTC 10, a empresa retornou à tradição de telefones de topo, de qualidade irrepreensivel, com um formato muito próprio, excelente áudio e com um sistema operativo Android sem bloatware.

Sendo que a data de previsão de lançamento esteja prevista para Abril existe muito pouca informação ainda sobre o dispositivo, com as principais leaks a demonstrarem hardware de deixar a salivar o mais exigente dos utilizadores:

Ecrã de 5.5 QuadHD (2560 x 1440) – Qualcomm Snapdragon 835 – Quick Charge 4.0 – 8GB RAM – 256GB Storage – Camara traseira de 12Mp – Camara frontal de 8Mp – Bateria de 3.700mAh

Google Pixel 2

A primeira tentativa da Google com o seu primeiro puro Android Smartphone, não tendo sido o que a Google esperava, foi um esforço de valor. Com um ecrã decente, uma camara excelente e uma longevidade de bateria muito boa, foi no entanto atormentado por falhas e bugs no sistema que levaram a uma experiência menos positiva por parte dos utilizadores finais.

Sabe-se que existem três versões do Google Pixel em desenvolvimento com os nomes de códigos “muskie” (Pixel 2), “walleye” (Pixel 2 XL) e “taimen” (Pixel 2 XXL?).

Tal como outros dispositivos as especificações são semelhantes:

  • Snapdragon 835 CPU, 4GB RAM
  • Ecra de 5″, 5.7″ e 6.?” com resolução QuadHD 2560 x 1440
  • Quick Charge 4.0
  • Android 8
  • Resistente à água

Existe ainda um rumor, que por causa da Realidade Virtual (VR), a resolução nos pixel 2 será de 4K, tendo em vista que a Google está a querer impulsionar o mercado neste segmento.

Se a Google mantiver a política de preços practicada com o actual Pixel, então podemos esperar mais um smartphone caro. O actual Pixel custa em UK £699 para a versão de 128Gb, com o Pixel XL a custar £812 com a mesma capacidade. A previsão de lançamento do Google Pixel 2 será Outubro/Novembro.

LG G6

O novo smartphone da LG, já se encontra à venda na Korea e será posto à venda para os restantes países durante o mês de Abril.

As especificações do novo G6:

  • Ecrã com ratio 18:9 QuadHD
  • Suporte de HDR 10 e Dolby Vison
  • Android 7 Nougat
  • 2 x 13Mp Camara traseira
  • Snapdragon 821, com 4GB RAM
  • 32MB de armazenamento com MicroSD
  • Bateria de 3300mAh 
  • USB-C

Se bem que para a Korea, o LG G6 virá com um sistema Quad DAC para melhorar a qualidade do áudio, estará indisponível para os restantes países. Do mesmo modo o Wireless Charging estará disponível apenas para o mercado norte americano. Não se percebe a política da empresa em não utilizar ambas as características para todas as zonas, mas a LG com certeza terá os seus motivos.

A LG abandonou o conceito modular introduzido no LG G5, devido à falta de adopção por parte dos consumidores e voltou às origens com um desenho simples e bastante atractivo. As primeiras impressões do novo G6 tem sido extremamente positivas. Uma das coisas que mais salta à vista no novo G6 é o formato do ecrã. Agora com uma resolução super wide de 2880 x 1440. Apesar de não ser AMOLED é uma melhoria significativa relativamente às anteriores gerações, devido também à necessidade de suportar os formatos HDR.

Ainda não se sabe qual o preço de lançamento. Contamos em breve ter uma unidade para um teste completo. 

Microsoft Surface Smartphone

A Microsoft está a preparar o lançamento do telefone com o qual espera começar a reconquistar quota de mercado. E pelo que promete, muita gente espera ansiosamente pelo novo smartphone do gigante de Software.

A nível de especificações:

  • 4GB de RAM
  • 64GB / 128GB de storage interna com MicroSD até 256GB
  • Processador Intel Atom x3 (64 Bits)
  • Windows 10
  • Camara traseira de 21Mp com 6 lentes PureView Zeiss e camara frontal de 8Mp
  • Protecção do ecrã Gorilla Glass 4
  • USB-C

Existiam uns rumores que já foram desconfirmados sobre a data de lançamento para o primeiro trimestre de 2017. Especula-se que na melhor das hipóteses a Microsoft conseguirá apresentar para a época natalícia o Surface.

Xiaomi Mi MIX2

A Xiaomi em 2016 o Mi MIX e espantou toda a gente com o seu desenho de bezes minimalista. O Smartphone teve um sucesso estrondoso e esgotou consecutivamente até a Xiaomi vir a público afirmar que o Mi MIX era inicialmente apenas uma experiência e que não esperavam o sucesso obtido. Agora dado o sucesso, a Xiaomi está a preparar o sucessor e pelos rumores será um smartphone glorioso.

As especificações esperadas para o Mi MIX2:

  • Ecrã de 6.4″ Com uma resolução QuadHD de 2560 x 1440
  • Snapdragon 835
  • 6GB / 8GB de RAM
  • 128GB / 256GB de armazenamento interno (UFS 2.0)
  • Android 7 Nougat com MIUI 9
  • Camara traseira de 16Mp com dual LED Flash, com capacidade de gravação 4K
  • Camara frontal de 5Mp
  • Fingerprint Sensor
  • 192Hz / 24-bit DAC para suporte de áudio
  • Bateria de 4400mAh com suporte de Quick Charge 4

A grande diferenciação deste “Phablet” comparativamente à concorrência, reside em que 93% da área total do smartphone ser apenas o ecrã. Este é mais um dispositivo que será revelado no segundo semestre de 2017.

Sony Xperia XZ Premium

Planeado para ser lançado em Junho, a Sony, já abriu em UK, através da Amazon as reservas do seu novo Smartphone com um preço de £649 (+/- 750€)

Este dispositivo vai trazer um espantoso ecrã de 5.5 com a resolução 4K, um Snapdragon 835, camara traseira de 19Mp e frontal de 13Mp, suporte de slow motion até 960fps, 4GB RAM e uma bateria de 3230 mAh.

A camara, vem com um sistema chamado Motion Eye e a Sony para conseguir a capacidade de disparar 960 frames por segundo à resolução de 720p, adicionou memória super rápida ao circuito da camara. Esta funcionalidade só consegue ser mantida por 0.18 seguntos, o que representa perto de 180 fotos. No entanto num modo mais realista como por exemplo 30 fps, temos uma margem muito maior de tempo para poder fotografar/filmar. Outra trunfo que a Sony conseguiu com a adicção de memória ao circuito da camara, é que mesmo antes de pressionarmos o botão para a foto, o sistema vai através do Autofocus de três sensores, captando imagens sem as gravar. Quer isto dizer que quando pressionamos o botão para a foto, ela já está provavelmente em memória, fazendo com que não haja delay absolutamente nenhum. Os sensores da camara consistem num sensor laser AF, um sensor infravermelhos para ajuste dos brancos e ainda um sensor de imagem ExmorRS desenvolvido pela própria Sony que faz a conversão analógico/digital do frame.

O Xperia XZ Premium será como já vem sendo hábito na Sony, resistente à água com as especificações IP65 e IP68. Terá um MicroSD para expansão do storage interno também.

Nokia 8

Uma das novidades passa pelo reaparecimento da Nokia como marca. No último MWC (Mobile World Congress), realizado no ínicio de Março a Nokia mostrou 4 dispositivos, dos quais o Nokia 8 será o topo de gama.

Como especificações foi apresentado um Smartphone com ecrã de 5.7″ com resolução QuadHD de 2650 x 1440, 64Gb de storage, com capacidade de expansão de 256GB através de um cartão MicroSD, 6Gb de RAM, camara traseira de 24Mp com dual flash led e frontal de 12Mp. A bateria de 4.000 mAh vai assegurar o dia de uso intenso sem necessidade de recarga.

O Nokia 8, correrá o Android Nougat 7.1.1, e o preço esperado para UK deverá ronda os £550. 

Espera-se o lançamento por meados de Junho.

Hugo Marques

Autor: Hugo Marques

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Hugo Marques

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar