Processador AMD Naples para servidores previstos para o segundo semestre de 2017
A AMD, está em ataque em todas as frentes. Lançou o processador Ryzen, tem previsto para Maio a nova geração de GPUs e já anunciou o lançamento para o segundo semestre deste ano, da gama de processadores destinados aos servidores de alta performance, com o nome de código “Naples”.
Com o prepósito de derrubar o status da concorrência e de criar uma arquitectura escalar para Datacenters, a AMD preparou baseada na mesma arquitectura base do Ryzen, processadores até 32 núcleos. Com uma superior largura de banda de memória e com maior número de canais de Input/Output por chip, a AMD conseguiu criar um produto que se diferencia dos demais no mercado. Os primeiros processadores estão agendados para finais de Junho, com a entrada em venda em larga escala na segunda metade do ano de 2017.
Segundo a AMD, o “Naples” assegura um marco na história da empresa, reforçando a suaa posição como empresa inovadora no mercado dos Datacenter, e coloca a AMD como opção de escolha no segmento de servidores de alta performance, algo que até agora apenas a Intel conseguia fornecer. Os novos processadores excederam todas as expectativas comparativamente com o melhor que a concorrência oferece de momento, com mais 45% de núcleos, mais 60% de capacidade de I/O e mais 122% de largura de banda de memória.
Funcionalidades do processador “Naples”:
- Arquitectura escalar até 32 núcleos por socket, com suporte de dois threads por núcleo
- 8 canais de memória por processador. Na configuração de 2 sockets, suporte de 32 bancos de memóra em confiruações de 16 canais até um máximo de 4TB de memória.
- Total independência de chips externos ao processador. Toda a arquitectura de I/O e controladores vem imbutidos no processador.
- Sistema de cache altamente optimizado para uma alta performance e eficiência computacional
- AMD interconnect Fabric para a ligação optimizada de 2 processadores numa configuração de dual socket
- Sistema de segurança imbutido em hardware nos processadores.
Alguns slides da apresentação da AMD à impresa