Renault Mégane RS estreia eixo traseiro direccional

A Renault lançou mais algumas notícias sobre o aguardado modelo Mégane RS. Desta feita deu a conhecer mais algumas especificações do seu novo desportivo citadino, e na gíria, ‘abriu água na boca’ aos mais havidos pelo modelo.

O novo Mégane RS foi desenvolvido pela divisão Renault Sport, e promete incluir os mais diversos atributos tecnológicos em prol da performance. Desta forma foi anunciado que o novo RS vai manter uma configuração de tracção dianteira, mas estreia um novo eixo traseiro direccional no segmento! Tal característica foi conseguida através do sistema 4Control, que usa um actuador electromagnético para permitir às rodas traseiras serem direccionais. Sim, virar as quatro rodas. Isto significa maior precisão na direcção, um comportamento e controlo superior em curva e muita rapidez na trajectória. 

A motorização ainda é uma incógnita, e rumores dão azo a duas opções. Já lemos informação sobre uma evolução do 2.0L Turbo actual, que certamente passaria a ter uma potência disponível superior a 300CV, um acréscimo obrigatório de modo a entrar no ‘campeonato’ do novo Honda Civic Type R ou VW Golf GTi. A outra opção seria aproveitar e desenvolver a motorização do recente Alpine A110, à data com uma potência de 249cv.

Outras certezas no novo Mégane RS cingem-se à transmissão, e inclui outras opções, nomeadamente uma transmissão manual de seis velocidades, ou a variante automática de dupla embraiagem EDC. Também o chassis terá opções, sendo a versão Cup uma versão mais propensa e afinada para uma performance mais aguerrida e propícia para a pista, ou o chassis Sport, pensado para um compromisso entre uma dinâmica de condução de topo e o conforto para a utilização mais quotidiana.

Mas há pormenores, ou factores que ficam à suposição: a panóplia de tecnologia que ajudará a controlar e aceder a toda a telemetria e afins, certamente a cargo de um avançado sistema de telemetria, e quiça uma evolução do já usado na versão actual do RS, com capacidade para informar o condutor sobre os todos os parâmetros relativos à performance do carro, como temperatura do motor, pressão do turbo ou mesmo acelerações G.

Essa suposição também se estende à parte visual, e embora já se conheçam alguns detalhes mercê dos releases que a marca vem vindo a fazer, com alguns detalhes, falta o ‘bruto’. A silhueta mostra-se mais agressiva, com cavas das rodas mais pronunciadas, vias parecem largas, jantes de 19 polegadas e duas saídas de escape trapezoidais, mas não é final. 

Espera-se que até setembro, data anuncia para o salão de Frankfurte e apresentação mundial, sendo que o lançamento em Portugal está previsto apenas para a primavera de 2018.

Vídeo de apresentação

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

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