O Samsung Gear S3, o mais recente smartwatch da marca, chega ao ao mercado nacional em duas versões, Frontier e Classic. Este wereable não é mais que a mais recente versão do relógio inteligente da marca, e promete. Ambos surgem mais ‘adultos’, mercê do novo design, com novas funcionalidades e software, um agregado de tecnologia e funções para acatarem a exigência do dia a dia.
Os novos Gear S3 possuem um ecrã Super AMOLED de 1,3” e são dotados do Always On Display (AOD), o que à semelhança dos smartphones, usa um modo de contraste único de baixo consumo energético que lhe permite mostrar permanentemente as horas em vez de automaticamente desligar o ecrã após algum tempo. Novidade também é a integração, pela primeira vez na série de equipamentos Gear, de Corning Gorilla Glass SR+, uma camada de vidro de álcali-aluminossilicato projectado para ser fino, leve e resistente a danos, que significa maior resistência a choques e impactos diários.
Ambos incluem a excelente, e diferenciadora, característica que é o anel de controlo, um sui generis controlo na forma de moldura que permite ver e passar informação sem colocar um dedo no ecrã. Permite ter o ecrã liberto para facilitar a leitura, evita dedadas incómodas e integra novas funcionalidades.
Toda a funcionalidade e aplicações padecem da melhor fluidez do sistema Tizen, na versão 2.3.2 que foi alvo de atualizações e melhorias. Apesar de não haver nenhuma alusão ao facto, espera-se a suporte para iOS e Android à imagem do anterior Gear S2, compatível com todas as marcas. O Gear S3 utiliza um processador dual-core a 1.0GHz, 768MB de memória RAM e 4GB de memória interna, útil para instalação de aplicações ou temas, mostradores personalizados, e uma bateria de 380mAh, o que segundo a marca, promete 3 a 4 dias de utilização.
No campo do desporto e polivalência, descura o uso do smartphone para funcionar de forma autónoma no acompanhamento do exercício. Através do GPS integrado, permite a monitorização das actividades diárias de fitness, enquanto o altímetro/barómetro e medidor de velocidade permitem o registo da altitude e da pressão atmosférica, para controlo das alterações repentinas do tempo, da distância percorrida e da velocidade.
Este Gear S3 inclui certificação IP68, que significa a resistência à água e pó, e diversos sensores para diferentes tipos de utilizadores, desde barómetro, a velocímetro e altímetro, bem como toda a conectividade obrigatória: Bluetooth 4.2, Wi-Fi b/g/n, NFC, MST, A-GPS e Glonass.
O Gear S3 Classic destaca-se no exterior, surgindo maior, mais ‘maduro’ e clássico, com pormenores revistos e melhorados. A caixa é nova, de maiores dimensões e com o design clássico e intemporal da alta relojoaria, arrematado com uma bracelete em pele. Além disto, o Gear S3 é compatível com as braceletes standard de 22mm, que lhe permite ser alvo de personalização, e fácil substituição, da bracelete consoante o motivo ou ocasião.
O Samsung Gear S3 Frontier é o aventureiro, um smartwatch mais desportivo, jovial e dedicado a pessoas menos ‘convencionais, mais activas. A bracelete mudou, incluindo o encaixe, permitindo a substituição por outra existente no mercado de 22mm, sem dúvida uma melhoria quando comparado com as anteriores e o seu método de encaixe único e problemático. Ganha na robustez e polivalência. Também a caixa é nova, 46mm, portanto maior, e o anel é agora adornado com numeração de segundos e indicadores da posição de horas.
Os preços ainda não foram revelados.

Autor: Óscar Rocha
Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha