A empresa alemã IFPEG entrou de rompante no mercado nacional com aquela que é a sua visão de locomoção futura: a Scrooser. É diferente, e assume-se como uma proposta para a cidade, onde a facilidade de uso se mistura com liberdade de utilização. Além do mais é eléctrica, fator a ter em conta na escolha, tendo em conta os padrões ambientais tão em voga.
A Scrooser não passa despercebida! Vale-se de um formato misto entre scooter e trotinete, onde duas rodas imponentes sobressaem sobre uma estrutura simples em aço tubular. Possuem uma dupla função, e não é impressionar, mas acrescentar estabilidade e superar as irregularidades do piso. É até simplista, mas num conjunto bem delineado e pensado, como prova o assento baixo. Além de proporcionar conforto, está localizado à altura ideal para permitir o uso no modo trotinete, sem interferências. E isso é importante porque permite uma segura locomoção, e evita acidentes.
A sua mais valia está na inteligente gestão de energia. Possui um motor eléctrico que em modo ‘normal’, vulgo sentado, permite deslocações a velocidades até 25km/h e uma autonomia para aproximadamente 55 km. Agora se o utilizador tiver pressa, ou vigor, pode ser usada em modo trotinete. Desta feita utiliza o impulso gerado pelos pés para ativar o sistema ‘Impulse Drive’. Este modo é um misto, onde o motor eléctrico de 500W passa a funcionar em sintonia com a força gerada pelo utilizador, ampliando a potência, o que significa velocidade chegando a atingir os 55km/h.
Nota que a bateria Li-Ion possui 36v, 20 A/h e 728 W<7h, com um tempo de recarga de até quatro horas, sendo que em duas horas consegue 80% de bateria.
No capítulo da segurança a Scrooser possui a robustez assegurada pelo quadro em aço tubular, ao passo que a estabilidade é assegurada pelas ‘imensas’ rodas largas. Conta ainda com dois travões de disco (frontal hidráulico e o traseiro mecânico), iluminação e espelho retrovisor, características que lhe permitem circular nas faixas de rodagem, mesmo sem licença ou carta de condução.

Autor: Óscar Rocha
Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha