Série 90 da Volvo recebe Android
A novíssima série 90 da marca Sueca Volvo passa a contar com o novo sistema Android Auto. O primeiro modelo da marca a receber o novo sistema Android Auto da Google será o XC90, uma responsabilidade que posteriormente será aumentada ao S90 e V90.
A Volvo afirma-se definitivamente no mundo automóvel oferecendo a total compatibilidade com sistemas operativos, sendo que não só suporta o novíssimo Android Auto, como já era compatível com o Apple CarPlay, e possui o próprio sistema da Volvo. Ao condutor cabe a escolha de smartphone e o sistema a utilizar.
Numa proeza de integração, o sistema próprio reconhece o tipo de dispositivo que queremos emparelhar e ‘corta’ o ecrã. Bem, explicando melhor, ajusta a interface do ecrã para termos total visibilidade sobre conteúdos do smartphone e sobre os recursos do carro, dividindo espaço.
Sendo um dispositivo Android, e a série 90 estar inserida no segmento Premium, há toda a conectividade inerente e obrigatória. Beneficia a Volvo, o condutor e o próprio Android. As actualizações diversas, onde se incluem os mapas de navegação, passam a ser feitas via OTA (Over-the-Air) ao estilo de um comum smartphone.
Este novo conceito, ou tecnologia, também abre portas a novas funcionalidades no que concerne à segurança rodoviária, como prova o novo sistema inteligente de alerta de estrada escorregadia denominada de Slippery Road Alert, ou de sinalização de perigo iminente, o Hazard Light Alert. Funcionam através da comunicação e partilha de informação entre veículos, com todos os dados a serem alojados e geridos na cloud. O princípio de funcionamento assemelha-se ao Google Maps onde (se não experimentou, acredite, ainda vai tempo) vão sendo actualizadas informações relativas ao nosso percurso e o melhor trajecto, incluindo obras, rotas congestionadas e outros perigos.
A nova actualização da série 90 da Volvo, onde se inclui o Android Car, começou em novembro. No imediato, esta nova conectividade inteligente entre automóveis com alertas só está disponível na Suécia e Noruega.