Sony Xperia L1: um ‘mini’ topo de gama?
A Sony ‘pegou’ no seu bem conseguido design dos Xperia e criou um smartphone de entrada de gama deveres interessante, o Xperia L1 . Podemos alegar que é grande, com um ecrã HD de 5.5’’, deveras fluido e com um preço tão acessível quanto convidativo.
O Xperia L1 tem um look premium, em muito pela linha e boa construção do corpo, duas superfícies planas com uma moldura arredondada contínua, bastante confortável e ergonómica para a utilização diária. Finda no ecrã de 5.5’’, um IPS LCD com resolução 1280x720p e 16 milhões de cores.
O desempenho está entregue a um processador quad-core a 64bits, o Mediatek MT6737T, inclui um Mali-T720 MP, 2GB de memória RAM e 16GB de memória interna, com a possível ( e obrigatória) expansão via microSD até 256GB. Utiliza ainda a nova porta USB do Tipo-C, mantém o jack de 3.5mm e a bateria consegue 2620mAh (Li-ion).
A Sony é um sinónimo de fotografia, e neste Xperia L1 a marca não descura o factor dotando-o de um sensor de 5MP na câmara frontal, com modos únicos para selfies, e uma câmara traseira de 13MP que inclui ‘ajuda’ de um flash LED e auto-focus.
Boa nova é já a utilização do mais recente Android na versão 7.0, ou Nougat, embora claro seja sobreposta a interface da marca. Denominada Xperia UI, apregoa mudanças e novidades, com novo design e funcionalidades, incluindo o ‘Smart Cleaner’ que funciona em segundo plano de modo a remover automaticamente todos os processos não utilizados, dados de cachet, etc, tudo de modo a garantir a máxima eficácia possível do Xperia L1.
Outra novidade do Xperia L1 é a integração do Xperia Actions da Sony Mobile, um modo ‘inteligente’ que adapta as configurações e funcionalidades do equipamento aos padrões de utilização diária do utilizador. Como exemplo, o modo ‘Boa Noite’ fará com que o equipamento accione automaticamente a funcionalidade ‘Não incomodar’, diminua o brilho do ecrã e garanta que não haja interrupção durante o carregamento. Outro factor é o ‘Xperia Tips’, algo que se assemelha a um assistente pessoal. Aprende as preferências do utilizador, e fornece dicas e conselhos relevantes e pontuais no ecrã, que ajudarão o utilizador a tirar melhor partido do Xperia L1.
O Xperia L1 estará disponível no final de abril de 2017 em alguns mercados seleccionados nas cores preto ou branco, apesar de alguns mercados receberam também o ‘pink’. O preço, ainda não confirmado, não deverá ultrapassar os 200€.