Tesla. Como um carro passa a controlar a nossa viagem
Há um expressão antiga que diz: ‘Oh mãe, olha sem mãos’! Nunca uma expressão fez tanto sentido.
É surreal a capacidade de decisão, é assustador a rapidez ou controlo sobre as acções, é fenomenal sabermos que não precisamos de fazer nada, mas pode ser um tédio estar sentado num veículo sem fazer nada. Mas este veículo não é um qualquer. É um Tesla.
Equipados com tecnologia de condução autónoma, pretendem conquistar a confiança e o futuro nas estradas, limitando acidentes. A dúvida é como. A marca pretende cingir o nosso controlo sobre o veículo, delegando a responsabilidade dos actos ao volante aos seus carros eléctricos e autónomos. Para os compreendermos melhor, de como funcionam e executam manobras e decisões, divulgou um vídeo de demonstração que mostra não só a capacidade, mas a sua convicção na condução 100% autónoma.
O Motores & Tecnologia não dispensa um volante mas, este vídeo deixa-nos piamente na expectativa pelo futuro. São quatro câmaras diferentes, os ‘olhos’ do Tesla: uma dentro do habitáculo, outra frontal e duas situadas na traseira, lado esquerdo e direito. Agora pasme-se, ele está equipado de origem com oito. Sãos as responsáveis pela leitura de toda a parte envolvente à viatura, que têm a responsabilidade de ‘ler a estrada’ de qualquer ângulo. Reacções rápidas a estradas complicadas, entroncamentos ou sinais, muitos veículos e claro, pessoas que necessitam de reconhecimento e acção imediata.
Espreite e surpreenda-se.