Volvo- a marca premium volta a fazer história com nova gama

2019 é um ano a reter na história Volvo (mais um), mas quiça na história automóvel. E poderia ser apenas mais um, não fosse o ano que a gigante sueca Volvo Cars anuncia para reformular e transformar todos, e friso todos, os seus modelos em veículos amigos do ambiente. Deste modo foi anunciado oficialmente que a Volvo Cars, já a partir de 2019, apenas disponibilizará modelos totalmente elétricos (BEV), híbridos recarregáveisl (‘plug-in’ ou PHEV) ou híbridos (HEV). Não é só uma revolução na marca, como no  mercado, com a Volvo a tornar-se a primeira marca mundial a comprometer-se com o meio ambiente, e adoptar o conceito ecológico em todos os modelos. E de modo consciente e progressivo, proceder à eliminação dos veículos alimentados por um motor de combustão interna.

A marca aproveitou ainda para  divulgar o lançamento de cinco novos veículos entre 2019 e 2021. Todos os modelos serão já parte desta nova filosofia, sendo três produzidos pela Volvo, ao passo que dois serão fabricados pela Polestar. Esta submarca, que já nos habitou às altas performances da casa sueca, tem agora a responsabilidade de desenvolver e dotar com alta performance os novos modelos Volvo, incluíndo desenvolver tecnologia e novos veículos eléctricos. Esta nova gama de automóveis híbridos da Volvo conjugará opções de motores a gasolina e diesel de alta eficiência com novos sistemas eléctricos. Estes novos modelos serão produzidos em fábricas da própria Volvo, infraestruturas já prontas na Europa, China e em breve nos Estados Unidos. 

A Volvo, que desde 2010 é detida pelo Zhejiang Geely Holding Group, deixa decididamente de lado toda a negatividade do mercado, e a réstia de temor sobre a qualidade da marca com a chegada da empresa, grupo chinês. Não só assumiu dividendos, como potencializou e aproveitou todo o Know-How da própria Volvo. Este factor acrescentou e criou novos parâmetros na Volvo, uma marca que se vê revigorada agora no mercado e de volta ao mercado premium, a par de outras marcas. A nova filosofia chega com o compromisso, assumido pela marca, em reduzir o impacto no ambiente e também de tornar as cidades mais saudáveis num futuro próximo. E dá passos largos nessa direcção, desenvolvendo tecnologias e adoptando algumas emergentes, de modo a conciliar o alto desempenho, economia e eventualmente autonomia total na condução.

A importância dada pela Volvo à electrificação alinha-se com o compromisso assumido pela marca de reduzir o impacto no ambiente e também de tornar as cidades mais saudáveis num futuro a breve trecho. O objectivo da Volvo é tornar-se numa empresa limpa, com o propósito de chegar a 2025 sem que alguma da sua actividade interfira no clima global.

Óscar Rocha

Autor: Óscar Rocha

Fundador e Editor do Motores & Tecnologia
Enviar E-Mail para: Óscar Rocha

%d bloggers like this:

Ao continuar a navegar em mtech.com.pt, aceita a utilização de cookies. mais informação

As definições de cookies neste website estão em "permitir cookies" de modo a propiciar a melhor experiência de navegação possível, Se continuar a navegar neste website sem alterar as definições dos cookies, ou se clicar em Aceitar estará a consentir a utilização de cookies.

Fechar