Western Digital apresenta discos de 12TB e 14TB
A Western Digital apresentou através da HSGT, a quarta geração dos seus discos Enterprise enchidos com Hélio: Os HSGT Ultrastar He12 e o HSGT Ultrastar He14 este último com blindagem magnética de gravação.
Os novos Ultrastar He12 e He14 serão disponibilizados em ambos os interfaces SATA e SAS. Estes discos passam a ser os discos com maior capacidade existente de momento, e são destinados a ambientes de arquivo, onde enormes quantidades de dados são gravados e raramente re-escritos. Segundo a WD, o facto de selar os discos com Hélio que tem 1/7 da densidade do ar, permite a utilização de discos mais finos, mantendo ao mesmo tempo a estabilidade na superfície de gravação. Isto permitiu à WD utilizar oito pratos/discos (sete na anterior geração), nos tamanhos de 3.5″. Para conseguir este feito, a WD teve de redesenhar internamente os braços e cabeças de leitura devido à redução dos componentes.
Comparativamente à concorrência e pelo facto de utilizar Hélio ao invés de ar, a WD consegue alocar mais 2 pratos/discos, permitindo aumentar a capacidade em 50%.
Estes novos discos são o sonho dos fornecedores de Cloud, pois mantendo a tradicional reputação e fiabilidade dos discos desta classe empresarial vai permitir a expansão da storage sem necessidade de expansão física de mais discos.
A guerra de espaço de armazenamento está mais intensa do que nunca, sendo que ainda há pouco tempo a Seagate anúnciou os seus discos IronWolf de 10TB e agora a WD vem trocidar a nível de capacidade a concorrência.
Fica então um quadro com as caracteristicas dos novos HSGT Ultrastar He12:
Ainda não há preços divulgados, e a disponibilidade segundo a WD, será para a versão de 12TB no primeiro trismestre de 2017, com a versão de 14TB a chegar a meio do ano.
Fonte: WD press room